Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Plano de Metas: Vitória reduz índice de evasão escolar na rede municipal

Publicada em 25/10/2018, às 18h35

Por Alan Rodrigues Costa (akrcosta@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral

Alunos uniformizados da rede municipal de ensino em sala de aula

Rede municipal de ensino registra índice de apenas 1% de evasão escolar (Ampliar imagem)

Bicampeã em Educação no prêmio Connected Smart Cities (Cidades Inteligentes e Conectadas), em 2016 e 2018, Vitória é referência na área. Investimentos contínuos na formação de profissionais e na melhoria da infraestrutura das unidades da rede municipal levam a capital a alcançar índices cada vez melhores no que diz respeito à qualidade do ensino ofertado.

Isso também reflete em uma importante estatística: a redução da evasão escolar. Atualmente, os registros da Secretaria Municipal de Educação (Seme) apontam um índice de apenas 1% de evasão entre os estudantes do ensino fundamental, conforme a Gerência de Planejamento e Avaliação da Educação (Geplan/Seme).

Para se ter uma ideia, em 2005, esse número era de 3%. Em 2011, caiu para 1,4%, e em 2015, para 1,2%. O Plano de Metas prevê redução para 0,50% até 2020. 

A redução caracteriza quão relevantes são as ações que promovem o envolvimento dos estudantes e das famílias no universo escolar. Uma escola atrativa, democrática e participativa não só incentiva a permanência do aluno, como também o insere no mundo do aprendizado e do conhecimento, despertanto saberes.

Parceria com Unicef

Em março deste ano, a secretária de Educação, Adriana Sperandio, firmou uma parceria com o Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef) visando garantir a continuidade das práticas, ações e estratégias de combate à exclusão escolar na capital.

Os trabalhos aconteceram durante o "1º Diálogo Intersetorial para Enfrentamento da Exclusão Escolar de Crianças e Adolescentes", onde também teve início a implementação da ferramenta "Busca Ativa Escolar", um sistema que ajuda a localizar estudantes fora da escola.

"Vitória tem avançado bastante nos serviços públicos assistenciais, e acreditamos muito na 'Busca Ativa' como uma ferramenta adequada para potencializar as ações que já fazemos na rede municipal de ensino para combater a evasão", afirmou Adriana.

Busca Ativa Escolar

A ferramenta é uma plataforma gratuita que ajuda os municípios e estados no enfrentamento da exclusão escolar. Ela foi desenvolvida pelo Unicef em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Instituto TIM.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site