Notícias

Pedagogos participam de formação em práticas curriculares na educação infantil

Publicada em 11/12/2018, às 15h14

Por Renata Moreira, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Seme
Formação de pedagogos
Seminário de Práticas Curriculares na Educação Infantil reuniu pedagogos da rede municipal no Parque Botânico da Vale
Divulgação Seme
Formação de pedagogos
Seminário faz parte do encerramento das atividades desenvolvidas por meio do projeto "A Criança, a Cidade e o Direito à Aprendizagem"

Cerca de 150 pedagogos da rede municipal de ensino participaram do II Seminário de Práticas Curriculares na Educação Infantil, organizado pela Secretaria Municipal de Educação (Seme), nesta terça-feira (11). O encontro aconteceu no Parque Botânico da Vale e também foi prestigiado por professores e diretores.

O seminário faz parte do encerramento das atividades desenvolvidas por meio do projeto "A Criança, a Cidade e o Direito à Aprendizagem", trabalhado ao longo do ano em toda a rede de ensino de Vitória. O projeto surgiu da necessidade de apresentar possibilidades de considerar a cidade como espaço educativo, a partir de sua constituição histórica e do conhecimento de suas potencialidades.

Graças ao projeto, os profissionais vivenciaram momentos como oficinas temáticas, rodas de conversação, relatos de experiências e apresentação de filmes. Já nos encontros não presenciais, foram utilizados textos para leitura e elaboração de projeto e banner com os resultados do projeto. Ao todo, foram 80 horas de atividades presenciais e não presenciais na plataforma VixEduca.

Conteúdos aplicados

- A Cidade como espaço educativo

- Os Territórios do Viver e a Educação Sócio-Ambiental

- A Cidade é de Todos: Educação Inclusiva

- A Cidade é de Todos: Diversidades

- Viagens Formativas

- O Parque Moscoso como Espaço de Memória

Experiência

Os profissionais destacaram a importância do debate para a qualificação do ensino. "Essas formações modificaram completamente meu olhar em relação à cidade e me fizeram olhar além da escola, me fazendo enxergar os parques e as praias de outra forma. Graças aos momentos formativos, levamos nossas crianças para conhecer outros espaços da nossa cidade de uma forma divertida e diferente", disse Simone Guimarães Castanheira, pedagoga do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Aécio Bispo dos Santos.

"Participar do seminário e das experiências práticas curriculares da rede municipal de Vitória é muito gratificante. A produção dos profissionais da educação infantil de Vitória é intensa, mostrando a profundidade teórica e prática dos trabalhos com as crianças, garantindo que elas se tornem fortes em todas as perspectivas. A ideia de poder participar desse movimento todo marca a vida e a formação das nossas crianças", disse o diretor do Cmei Maria Nazareth Menegueli, Juverci Bitencourt.


Voltar ao topo da página