Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Patinetes elétricos começam a circular na cidade

Publicada em 01/02/2019, às 16h52 | Atualizada em 01/02/2019, às 16h54

Por SEGES/SUB-COM | Com edição de Matheus Thebaldi


Jaldecy Pereira

Patinetes elétricos

Patinetes elétricos já estão disponíveis para uso. Para isso, é necessário fazer cadastro em aplicativo (Ampliar imagem)

Vitória passa a oferecer mais uma alternativa de transporte a partir desta sexta-feira (1º): os patinetes elétricos. 

O município não terá custo com o sistema e a quantidade de equipamentos aumentará de acordo com a demanda de usuários.

O sistema é de compartilhamento dos equipamentos, que não têm estação fixa para retirada e devolução. Eles podem ser localizados por meio de GPS em um mapa do aplicativo Yellow, start up que trouxe a modalidade para a capital.

Os patinetes podem ser deixados em qualquer lugar. O usuário o localiza por meio do aplicativo que vai indicar o local mais próximo. Assim, a pessoa pode fazer o desbloqueio e deixar o patinete em qualquer local da cidade.

Cadastro

O usuário precisa fazer um cadastro no aplicativo, paga uma taxa e aluga o patinete. A empresa vai operar os patinetes elétricos, inicialmente, entre Jardim da Penha e Bento Ferreira, numa área de 3,4 quilômetros quadrados. Em breve, o serviço será estendido para outras regiões. 

O preço é de R$ 2,50 para o desbloqueio +R$ 0,50 a cada minuto de uso.

Jaldecy Pereira

Patinetes elétricos

Patinetes podem ser localizados no mapa do aplicativo, já que são controlados por GPS (Ampliar imagem)

Capital dos patinetes

"Essa iniciativa de mobilidade tem toda a cara de Vitória. É uma cidade com distâncias pequenas, grande parte dela é plana. Além disso, conta com ciclovias e ciclofaixas e já tem o hábito do Bike Vitória (sistema de compartilhamento de bicicletas). Além de capital das bikes, Vitória será a capital do patinete. É ecológico, sustentável e vai ajudar a tirar mais carros das vias, melhorando a mobilidade", comemorou o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

Horários

Os patinetes estarão disponíveis todos os dias da semana, das 8 às 20 horas. A empresa os disponibilizará todas as manhãs em alguns locais. O usuário pode encerrar a corrida em um desses pontos ou em qualquer local da área de atendimento.

No final do dia, os patinetes são recolhidos para recarga, manutenção e limpeza. Na manhã seguinte, os disponibiliza novamente para uso nos pontos privados.

Velocidade

Os patinetes poderão ser usados nas calçadas, ciclovias e ciclofaixas. Nas calçadas, será necessário respeitar a velocidade máxima de 6 km/h e nas ciclofaixas, 20 km/h.

Eles não podem ser usados nas vias junto com os carros.

Pagamento

As corridas podem ser pagas com cartão de crédito e dinheiro. Os créditos poderão ser comprados em dinheiro em bancas de jornal e lojas, entre outros estabelecimentos parceiros espalhados pela cidade, como lanchonetes, que vão receber o valor em espécie e transferir, na hora, o montante para o app do usuário, como já acontece com as recargas de celular.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site