Notícias

Obras de infraestrutura e melhorias habitacionais já mudam a cara de Conquista

Publicada em 27/04/2018, às 17h22

Por Marcus Monteiro (mmonteiroeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Semohab - Divulgação
Casa de Cleide Maria Zava depoisdas melhorias habitaicionais e equipe da PMV
Casa de Cleide Maria Zava foi um dos imóveis que receberam melhorias habitacionais em Conquista
Semohab - Divulgação
Casa de Cleide Maria Zava antes das melhorias habitaicionais
Imagem mostra como era a casa de dona Cleide antes das intervenções feitas pela Semohab

A instalação de novas escadarias e rampas, reforma das existentes e melhorias nas habitações dos moradores do bairro Conquista (Poligonal 10) já mudaram as feições do bairro mesmo antes da conclusão das obras. São duas frentes de trabalho em andamento: as reformas de 51 residências (70% concluídas) e obras de infraestrutura (20% concluídas).

Nas reformas das casas, são realizados reparos, como chapisco e reboco, recuperação de telhados, pintura das fachadas e impermeabilização de coberturas. Estão sendo investidos R$ 923.006,57 em reformas nos imóveis já mapeados da região. Durante as obras, as famílias não precisam sair de suas casas.

Urbanização

Na área de infraestrutura, a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Habitação (Semohab), está urbanizando o bairro, com a execução de rede de esgoto, água potável e drenagem para captação e transporte de águas das chuvas, além de reforma e construção de 24 escadarias e duas rampas.

Estão em andamento as seguintes intervenções: 1,2 mil metros de escadarias; 300 metros de guarda-corpo; 600 metros de corrimão; 4,5 mil metros de rede de esgoto; 1.123 ligações domiciliares de esgotos; 9 mil metros de redes de água e 2,5 mil metros de redes de drenagem. No total, são R$ 11.719.205,08 de investimentos.

As obras de infraestrutura foram iniciadas em março deste ano, com previsão de conclusão em janeiro de 2020. A intervenção é uma parceria da Prefeitura de Vitória com o Governo Federal, via Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), Ministério das Cidades e Caixa Econômica Federal.

Dignidade

A coordenadora do Escritório Local da Poligonal 10, Elsa Scardua, ressaltou a importância do projeto na vida das famílias. "As famílias beneficiadas aguardavam há muito tempo essas obras. Para mim está sendo um honra participar desse projeto desde o início e uma satisfação de ver os resultados do projeto, que dá mais dignidade para as vidas dessas pessoas", disse.

Para o secretário de Obras e Habitação, Sérgio Sá, as obras na Poligonal 10 mostram o compromisso que a Prefeitura de Vitória tem com os cidadãos. "Com as intervenções em Conquista, oferecemos moradia digna e acessos de qualidade às famílias que antes moravam em situação precária", disse.

Marcus Monteiro
Obras na poligonal 10, Conquista
Conquista está recebendo obras de novas escadarias e rampas
Marcus Monteiro
Obras na poligonal 10, Conquista
Trabalhos integram o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2)

Voltar ao topo da página