Notícias

Nova Emef de Tabuazeiro e sede do Polo UAB são entregues neste sábado

Publicada em 12/09/2014, às 17h17

Por Carmem Tristão, com edição de SEGOV/SUB-COM


Foto Divulgação
Novas carteiras das Unidade de Ensino Municipais de Vitória
Comunidade de Tabuazeiro ganhará um novo espaço que abrirá mais vagas para o ensino fundamental

A comunidade de Tabuazeiro e o magistério de Vitória vão ganhar neste sábado (13) três equipamentos que vão melhorar a qualidade do ensino na região, tanto do ponto de vista do desenvolvimento do aluno quanto do processo de formação do professor.

Às 9 horas, a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), vai fazer a entrega oficial da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Profª. Eunice Pereira Silveira, do Polo UAB Vitória (Universidade Aberta do Brasil) e do Laboratório de Formação em Tecnologias Educacionais (Lafote). Todos vão funcionar no mesmo endereço, na avenida Cel. José Martins Figueiredo, 45.

A Emef Eunice Pereira Silveira é a nova unidade da escola que um dia foi conhecida como "Emef Grande Maruípe", que tinha apenas 250 vagas. Com o novo prédio, o total de vagas subiu para 650 e ainda restam 123 do 1º ao 9º ano. Para efetuar a matrícula da criança ou do adolescente, basta que a família vá até a unidade de ensino com Certidão de Nascimento e histórico escolar do aluno, Carteira de Identidade, CPF dos pais ou responsáveis e comprovante de residência.

O novo prédio agora tem 12 salas, distribuídas em três andares, numa área total de 6.025,55m². Os alunos também têm à disposição quadra coberta, dois pátios cobertos, prédio totalmente acessível (inclusive com elevador), pátio descoberto com playground e caixa de areia, auditório para 109 pessoas, biblioteca, laboratório de informática, sala de vídeo, sala de múltiplo uso, sala de música, laboratório de artes, laboratório de ciências, refeitório e cozinha industrial.

Homenagem

O nome da escola é uma homenagem a Eunice Pereira Silveira, que foi professora da rede municipal de ensino e também secretária municipal de Educação.

Polo UAB

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um programa do Governo Federal que integra universidades públicas e oferece cursos de nível superior por meio da metodologia da educação a distância, em vários municípios do país.

Em funcionamento desde 2007, o Polo UAB Vitória agora passa a ter sede própria e conta com dois laboratórios de informática com 40 computadores no total, sete tutorias presenciais para atendimento individual ou pequenos grupos, uma sala de múltiplo uso, biblioteca e auditório para 120 pessoas. Toda essa estrutura é para atender os alunos no decorrer dos cursos de graduação, de aperfeiçoamento, extensão e pós-graduação nas diversas áreas do conhecimento, prioritariamente na área da educação.

Além disso, a nova unidade do Polo UAB Vitória está sendo entregue já com a certificação "Apto", concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC).

Lafote

O Lafote é um espaço destinado à realização de cursos e formações para os profissionais da rede municipal de ensino, principalmente professores de informática educativa. O novo laboratório está equipado com 15 computadores com acesso à internet e uma lousa digital.

Os cursos podem acontecer de forma presencial e on-line, neste caso, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem - Plataforma VixEduca. Nessa plataforma, são desenvolvidos cursos ofertados pela Seme, por meio da Gerência de Formação e Desenvolvimento Educacional (GFDE), bem como cursos do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (ProInfo Integrado) do MEC.

E no próximo dia 26, a GFDE vai inaugurar esse espaço com a formação "Diálogos Curriculares: O Uso das Tecnologias Educacionais" para os 93 professores de Informática Educativa que atuam nos Laboratórios de Informática Educativa (LIE) das escolas.


Voltar ao topo da página