Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Museu do Pescador recebe exposição que resgata tradição da Ilha das Caieiras

Publicada em 11/06/2018, às 12h00

Por Leo Vais (levsilva@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semc

Exposição Mosaicos da Ilha

Exposição "Mosaicos da Ilha", da artista Vânia Cáus, resgata a tradição e a cultura da Ilha das Caieiras (Ampliar imagem)

Exposição Mosaicos da Ilha

Trabalho usou peças de mosaico de uso utilitário, como jarros e bandejas, além de peças artísticas autorais (Ampliar imagem)

Resgatar a memória da Ilha das Caieiras tendo como base o artesanato e a construção de mosaicos. Essa é a proposta da exposição "Mosaicos da Ilha", da artista Vânia Cáus, que abre para o público no próximo dia 15 (sexta), às 19 horas, no Museu Histórico da Ilha das Caieiras "Manoel dos Passos Lyrio" (Museu do Pescador).

O trabalho é resultado da oficina que a artista realizou no espaço, entre os meses de março e maio, e contou com a participação de 11 alunos. O foco das aulas foi a cultura e a iconografia do local em peças de mosaico de uso utilitário, como jarros e bandejas, além de peças artísticas autorais. "A produção superou minhas expectativas sob os aspectos da criatividade, percepção do tema proposto e esmero nas obras", disse Vânia Cáus.

A artista ainda destacou que a oficina e os trabalhos que resultaram na exposição resgatam as tradições da Ilha das Caieiras. "O aspecto do reconhecimento dos valores culturais, sobretudo gastronômico, o que as obras produzidas podem revelar, do sujeito em seu meio - o pescador, as desfiadeiras de siri e as crianças - e o potencial e a importância do Museu do Pescador como condutor desses momentos de diálogo".

Edital

O projeto "Mosaicos da Ilha" é um dos trabalhos contemplados no edital de seleção de projeto de ocupação do Museu do Pescador, ano 2017/2018, e realizado com recursos do Fundo Municipal de Cultura (Funcultura).

"A artista Vânia Caus propõe em seu projeto tanto a valorização dessas tradições e memória quanto o desenvolvimento social por meio da oficina de mosaicos, que capacita os alunos a desenvolver trabalhos utilitários incríveis", afirmou a gerente de Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), Patrícia Bragatto.

Serviço
Mosaicos da Ilha
Abertura: 15 de junho (sexta), às 18 horas. Visitação: até 22 de julho. Terça a sexta, das 13 às 17 horas, e sábados e domingos, das 11 às 15 horas
Onde: Museu Histórico da Ilha das Caieiras "Manoel dos Passos Lyrio" - Museu do Pescador - Rua Felicidade Correia dos Santos, 1095
Aberto ao público

Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site