Notícias

Escolas municipais da capital recebem maiores notas do Ideb na Grande Vitória

Publicada em 06/09/2014, às 11h05

Por Carmem Tristão, com edição de Matheus Thebaldi


André Luiz Silva Sobral
Aula na Emef Experimental De Vitória - Ufes
Escolas Municipais de Ensino Fundamental receberam as maiores notas no Ideb na Grande Vitória

O Indicador de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2013, que foi divulgado na tarde desta última sexta-feira (5), revelou que 58% das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) de Vitória melhoraram a própria nota em comparação à última avaliação, em 2011.

As unidades da rede municipal receberam as maiores notas no Ideb na Grande Vitória. Com 7,8 - numa escala que vai de 0 a 10 -, a Emef Eber Louzada, que fica em Jardim da Penha, possui nota maior que a média da rede privada nos anos iniciais do ensino fundamental.

Além disso, seis Emefs estão acima da média projetada para 2019. São elas: Juscelino Kubitscheck de Oliveira, Maria Madalena de Oliveira Domingues, Elzira Vivácqua dos Santos, Eber Louzada Zippinotti dos Santos, Álvaro de Castro Mattos e Adevalni Sysesmundo Ferreira de Azevedo.

Outro dado interessante do Ideb é que a capital tem a melhor média entre as escolas da Grande Vitória, com nota 4,2. As escolas foram avaliadas entre 2012 e 2013, ou seja, antes da implantação do projeto Aprender Mais, que faz parte do Programa Educação Ampliada da Prefeitura de Vitória, em 2014.

Elaborado com o objetivo de corrigir a defasagem idade-série no ensino fundamental, o projeto terá os resultados de suas alções verificados no Ideb de 2016. 

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, comemorou a avaliação. "O resultado é extraordinário. Houve melhoria em 58% das escolas da rede municipal. O fato prova que este é um governo compromissado com a mudança. E a maior mudança vem da educação".

Segundo ele, de todas as mudanças a serem implementadas em Vitória, melhorar a qualidade da educação para os 50 mil alunos da rede municipal é a mais importante delas. "Vamos continuar trabalhando muito para melhorar os índices do ensino público. O resultado do Ideb, que é o indicador oficial para medir a educação brasileira, revela que, em alguns casos, Vitória teve uma avaliação melhor que a rede particular", comparou.

Coletivo

Foto Divulgação
Novas carteiras das Unidade de Ensino Municipais de Vitória
Levantamento apontou que 58% das Emefs melhoraram a própria nota em comparação à última avaliação do Ideb

“Quero parabenizar os professores, pais, alunos e toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação, pois esse é um resultado coletivo”, disse Luciano.

A secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio, confirma que o bom resultado verificado no Ideb-2013 deve-se ao empenho dos professores e à participação das famílias na vida escolar do aluno.

"Esse resultado revela o esforço dos educadores do município em assegurar a aprendizagem nas nossas unidades de ensino. Deve-se também à centralidade das reuniões pedagógicas e às ações de assessoramento das unidades de ensino na pauta da aprendizagem, e na melhoria dos indicadores educacionais, inclusive com as contribuições do Aprender Mais", avaliou.

"Outro fator relevante é o envolvimento das famílias na dinâmica da escola. Isso é, sem dúvida, um fator associado que faz avançar a aprendizagem dos estudantes. As nossas ações, da Secretaria e das escolas, estão focadas no debate da aprendizagem. E poderemos avançar ainda mais se contarmos com maior participação dos pais e responsáveis”, complementou.

Ideb

Criado em 2007 pelo Ministério da Educação (MEC), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é o indicador que reúne dois conceitos fundamentais para a qualidade da educação: o fluxo escolar (taxas de aprovação, reprovação e evasão obtidas no censo da educação básica) e as médias de desempenho nas avaliações Prova Brasil e Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).


Voltar ao topo da página