Notícias

Crianças de Maria Ortiz aprendem a importância do seu papel no meio ambiente

Publicada em 12/05/2017, às 16h09

Por Matheus Thebaldi (mgthebaldieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Daniella Sanz Ramos


Divulgação Seme
Projeto de meio ambiente no Cmei de Maria Ortiz
Crianças do Cmei Reinaldo Ridolfi aprendem mais sobre os cuidados com o meio ambiente e o respeito ao próximo
Divulgação Seme
Projeto de meio ambiente no Cmei de Maria Ortiz
Pequenos também recebem lições para evitar o desperdício de alimentos e também estimular o hábito da alimentação saudável

Os cuidados com o próximo e com o meio ambiente, atrelados às questões que envolvem a sustentabilidade, estão sendo trabalhados pelos educadores do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Reinaldo Ridolfi, em Maria Ortiz, com os pequeninos de 1 a 5 anos.

A maneira como as nossas ações refletem nas relações construídas com o ambiente que nos cerca está sendo abordada com as crianças pelo projeto institucional "Espaços para descobrir e reinventar: são tantas as linguagens para explorar".

"Um dos preceitos básicos da sustentabilidade é a relação entre as coisas e, principalmente, com o outro, sendo essencial considerar que cada um de nós é participante desse sistema e deve fazer o que estiver ao seu alcance para o equilíbrio desse ambiente. É imprescindível que busquemos meios que oportunizem crianças e adultos a compreender esses fenômenos ocorridos para aprenderem a agir de um modo ecologicamente mais equilibrado", avaliou a diretora do Cmei, Maria Aparecida Rodrigues Santos.

Cuidados

A diretora explicou que os alunos estão vivenciando situações voltadas para a resolução de problemas concretos de cuidados uns com os outros e com o planeta. Um exemplo são as aulas das professoras de Educação Física.

Elas, com o auxilio de histórias e músicas, estão ensinando às crianças as boas atitudes com o corpo e com o meio ambiente. Assim estão sendo feitas atividades sobre a importância do banho e de lavar as mãos, porém sem o desperdício de água, e de se alimentar bem do que vem da terra, como comer legumes e frutas, mas sem desperdiçar esses alimentos.

Momentos

Dividido em dois momentos, durante todo o primeiro semestre deste ano, os educadores estão desenvolvendo atividades que envolvem o ambiente escolar. Se alimentar de forma saudável e sem desperdícios, fazer um jardim suspenso com garrafas pet, ajudar na economia de água e energia, criar uma pequena horta e conhecer melhor os espaços da creche são algumas das atividades que estão sendo propostas.

No segundo semestre, as atitudes das crianças com um mundo maior, aquele fora do espaço escolar, ou seja, em casa e nos espaços públicos da comunidade em que vivem, serão exploradas em várias atividades que vão envolver a coleta seletiva, o acondicionamento correto do óleo de cozinha, os cuidados com o mangue e com o mar e com a consciência de manter o espaço público sempre limpo.


Voltar ao topo da página