Notícias

Consulta pública decidirá andamento da obra de drenagem na Praia do Canto

Publicada em 23/08/2019, às 18h28

Por Marcus Monteiro (mmonteiroeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Ilustração - Comunicação
Mapa da obra na rua Moacyr Strauch, na Praia do Canto
Atualmente, a interdição é parcial e o acesso à rua Jaime Martins é pela Moacyr Strauch
Semohab - Divulgação
Mapa da obra na rua Moacyr Strauch, na Praia do Canto
Na segunda etapa, há necessidade de interditar a Moacyr Strauch e o acesso à Jaime Martins terá que ser feito pela avenida Rio Branco (ampliar)

A Prefeitura de Vitória fará uma reunião pública para decidir pela continuidade ou paralisação da segunda etapa da obra de ampliação da rede de drenagem na rua Moacyr Strauch, na Praia do Canto, que é a construção do trecho da galeria entre a rua Jaime Martins e a rua da Grécia.

A reunião acontecerá na próxima terça-feira (27), às 19 horas, na Escola Estadual Irmã Maria Horta, localizada na rua Aleixo Neto, 1.060, na Praia do Canto.

A consulta pública foi apresentada pelo secretário de Obras e Habitação, Sérgio Sá, em reunião com representantes das escolas da Ilha e Crescer e das academias Hangar e Ponto 1, além das lideranças comunitárias dos bairros Praia do Canto e Barro Vermelho.

O pedido dos comerciantes é que a obra seja paralisada até dezembro – período de férias escolares –, quando não há o fluxo intenso de veículos para embarque e desembarque de alunos nas duas escolas. Nessa etapa, haverá necessidade de interdição total desse trecho da rua Moacyr Strauch, única via de acesso à rua Jaime Martins, onde ficam as escolas e academias.

Em função da necessidade de interdição, os motoristas que precisam acessar a rua Jaime Martins terão que seguir pela avenida Rio Branco, retornar embaixo da ponte Ayrton Senna e entrar à direita na rua Jaime Martins. Após o embarque ou desembarque dos passageiros, deverão retornar pela mesma via.

"Concordo que a interdição causará transtornos no trânsito da região, mas tenho que lembrar que interromper uma obra em andamento tem custos não previstos em contrato. Vamos levar a solicitação para a consulta pública de toda a comunidade e acataremos o que for decidido pela maioria", disse Sérgio Sá.

Obra

A intervenção na rede de drenagem ampliará a capacidade de escoamento das águas das chuvas nas ruas da Grécia, Dom Pedro I, Jaime Martins e na própria Moacyr Strauch, onde há um ponto de lançamento das águas na baía de Vitória.

A obra de ampliação da galeria está prevista no Plano Diretor de Drenagem Urbana (PDDU-2009), atualizado em 2016 pelo Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), que prevê obras de macrodrenagem em 29 das 98 bacias de drenagem da capital a curto, médio e longo prazos. Os recursos são provenientes do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), da Caixa Econômica Federal.

A obra foi iniciada em 20 de junho. A atual rede, com 60 centímetros de diâmetro, está sendo substituída por uma galeria com 1,50 metro de largura por 1 metro de altura. "Estamos cumprindo mais uma etapa do planejamento na área de drenagem urbana. A implantação dessa galeria na rua Moacyr Strauch vai permitir uma vazão mais rápida na rede de drenagem da rua da Grécia", explicou o secretário de Obras e Habitação, Sérgio Sá.

O trecho entre a baía de Vitória e a rua Jaime Martins (70 metros) já foi concluído. Nessa primeira etapa, uma máquina escavou a rua e células pré-moldadas foram instaladas para compor a galeria.

Na segunda etapa (trecho da rua Jaime Martins até a rua da Grécia), o serviço é o mesmo, mas existe uma rede de gás natural da BR Distribuidora instalada onde há necessidade de escavação.

Papo da Cidade

Antes do início da obra, a equipe do Papo da Cidade – um programa de comunicação direta entre a Prefeitura de Vitória e o cidadão – visitou moradores e comerciantes do entorno do empreendimento. O Papo da Cidade informa sobre a obra e coleta as demandas dos moradores.

Obras de macrodrenagem concluídas

Intervenções já aconteceram nas bacias de drenagem dos bairros Jardim Camburi, Mata da Praia, Morada de Camburi, República, Caratoíra, Jabour, Joana D´Arc, Maruípe e outros 16 bairros da Grande Maruípe, beneficiando 140 mil habitantes, um investimento de R$ 350 milhões (custo da época das contratações das obras).

Foram realizados investimentos em construções de galerias, estações de bombeamento de águas das chuvas, além de manutenção e aquisição de equipamentos para monitoramento dos níveis das galerias e da precipitação.

Estão concluídos projetos de drenagem para as bacias de 17 bairros, onde residem 62 mil habitantes (Santo Antônio, Bela Vista, Inhanguetá, Estrelinha, Santa Tereza, Grande Vitória, Universitário, Praia do Canto, Santa Helena, Santa Lúcia, Santa Luíza, Ilha de Santa Maria, Ilha do Monte Belo, Fradinhos, Jucutuquara, Centro, Parque Moscoso).


Voltar ao topo da página