Notícias

Consolação amplia oferta de vagas com entrega de duas novas unidades de ensino

Publicada em 15/07/2014, às 14h13 | Atualizada em 15/07/2014, às 15h20

Por Carmem Tristão, com edição de Matheus Thebaldi


Yuri Barichivich
Inauguração CMEI Consolação
Prefeito Luciano Rezende, secretária Adriana Sperandio e representantes da comunidade visitaram as dependências do Cmei de Consolação
Yuri Barichivich
Inauguração CMEI Consolação
Prefeito destacou que, desde o início da gestão, já foram abertas 1,6 mil vagas na educação infantil

A comunidade do bairro Consolação compareceu em peso à entrega de mais duas unidades de ensino, que vão ampliar vagas e a qualidade no acesso à educação na região, nesta segunda-feira (14).

Trata-se do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professor Carlos Alberto Martinelli de Souza e da sede administrativa da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Educação de Jovens e Adultos (EJA) Professor Admardo Serafim de Oliveira. Os pais comemoraram.

"Nós viemos de outro município e, em apenas três meses de aula, posso dizer que minha filha desenvolveu uma quantidade que nem sei explicar. Imagine só, aos três anos, ela conta até 20! A escola está ensinando muita coisa, inclusive a se relacionar. Porque ela era tímida, quieta e acanhada. Hoje, ela conversa e interage com a família, com novos amigos e com quem a gente encontra na rua. Nós estamos muito felizes e satisfeitos com essa mudança dela", comemoraram a auxiliar de cabeleireiro Diana Mendes e o eletricista Paulo Cézar Soares Santos, pais de Pietra, de 3 anos.

Homenageados

A abertura do evento ficou por conta da banda marcial da Emef João Bandeira, sob a regência do maestro Ronaldo Carvalho, com músicas da cultura popular brasileira. Familiares dos educadores homenageados com os nomes das escolas prestigiaram a solenidade.

Estiveram por lá a professora Edna de Castro, viúva do Professor Admardo Serafim de Oliveira, e também José Barbosa (pai), Dilmar Martinelli (mãe), Marcelli Rocha Martinelli (esposa), Carla Martinelli (irmã), Jorge Martinelli (irmão), Maria da Penha (madrinha), Cleuza (tia), Henrique (primo) e Vinícius, tio do Professor Carlos Alberto Martinelli de Souza.

A professora Edna Castro, viúva do Professor Admardo, expressou sua emoção. "Este espaço significa os resultados dos empenhos que têm sido feitos pela alfabetização tanto de crianças quanto de adultos, no sentido de fazer com que a educação alcance seus objetivos. Que os alunos sejam pessoas que possam progredir, exercendo a cidadania, construindo novos caminhos e novas propostas", disse.

Quem falou em nome da família do Professor Carlos Alberto Martinelli de Souza foi Ricardo Tropolli, amigo de faculdade do homenageado. "Estamos todos muito orgulhosos porque Beto é filho dessa região. Essa homenagem é a prova de que estudando, lutando, a gente pode traçar um futuro melhor".

Yuri Barichivich
Inauguração CMEI Consolação
Diana Mendes e Paulo Cézar Soares Santos, pais de Pietra, comemoraram a entrega da nova unidade de ensino em Consolação
Yuri Barichivich
Inauguração CMEI Consolação
Gilmara Monteiro, mãe dos gêmeos Nicole e Nicolas, comemorou o fato de os filhos estudarem em tempo integral no Cmei

Vagas

"Primeiro, eu preciso falar da minha emoção em encontrar tanta gente aqui para esse momento tão importante para o bairro Consolação, mesmo debaixo de chuva. Nós estamos entregando 550 novas vagas na educação infantil, das quais 150 são de tempo integral. Nós chegamos na Prefeitura com a necessidade de gerar 3,8 mil vagas na educação infantil para Vitória ser a primeira capital brasileira a ter todas as crianças matriculadas na escola. Com o Cmei Consolação, nós estamos somando 1,6 mil vagas criadas desde 2013. Vamos gerar mais 1,2 mil novas vagas em 2015 e mais 1,2 mil em 2016. Isso significa dizer que, até lá, Vitória não vai mais ter lista de espera para matrícula de crianças em Cmei. Eu tenho muito orgulho disso", disse o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

Oportunidades

"Entregar as duas escolas numa noite de chuva é semear tempos novos, oportunidades novas que podem surgir para aqueles que moram nessa região", disse a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.

"Meu filho estudava no Cmei Cecília Meireles e minha sobrinha, no Cmei Rubem Braga. São escolas excelentes, mas, agora, melhorou muito porque moram na mesma casa e também estudam na mesma escola e do ladinho de casa. Consolação estava precisando desse Cmei", disse a estudante Daiane Eugênio de Jesus, mãe de Richard, de 5 anos, e tia de Beatriz, de 3 anos.

"Veja a minha situação: é um carrinho para carregar três crianças. Eles estudavam no Cmei Laurentina Mendonça Corrêa. Não é longe daqui, mas, agora, o Cmei Consolação é ainda mais perto de casa. Ficou bem mais fácil. Eles estudam em tempo integral. Para mim, significa mais liberdade para trabalhar em dois períodos. Para eles, significa mais tempo na escola, mais oportunidades para aprenderem e se desenvolverem sempre mais. A família toda está contente", comentou Gilmara Monteiro, mãe dos gêmeos Nicole e Nicolas, de dois anos e quatro meses, e avó de Matheus, de três anos.

Unidades

O Cmei Carlos Alberto Martinelli de Souza abriu as portas para o ano letivo de 2014, com capacidade de atendimento de 550 alunos. Já a Emef EJA Professor Admardo Serafim de Oliveira comemora a entrega de uma sede administrativa própria, pois, até então, funcionava em um prédio alugado.

Yuri Barichivich
Inauguração CMEI Consolação
Daiane Eugênio de Jesus, mãe de Richard e tia de Beatriz, destacou que os pequenos agora estão estudando perto de casa
Yuri Barichivich
Inauguração CMEI Consolação
Secretária Adriana Sperandio disse que novas oportunidades surgirão para a comunidade a partir da entrega das unidades

Voltar ao topo da página