Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Alunos participam de ações educativas da Defesa Civil de Vitória

Publicada em 07/08/2018, às 14h36

Por Melissa Künsch (mwkunsch@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Josué de Oliveira


Divulgação Defesa Civil

Jonathan Jantorno faz palestra da Defesa  Civil para adolescentes

O coordenador da Defesa Civil Jonathan Jantorno ensinou aos alunos como agir em situações de risco

Palestra da Defesa  Civil para adolescentes

Os adolescentes tiveram aula de ações preventivas que são realizadas pela Defesa Civil em áreas de risco

Alunos do oitavo ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Lemos de Miranda, localizada no bairro Comdusa, tiveram atividades diferentes nesta terça-feira (7). Eles participaram de ações educativas promovidas pela Defesa Civil de Vitória, como parte da programação da Semana Estadual de Proteção e Defesa Civil.

Para o coordenador da Defesa Civil de Vitória, Jonathan Jantorno, ensinar aos adolescentes como agir em situações de risco é fundamental para a promoção de medidas preventivas em situação de desastre.

“Compete à Defesa Civil conscientizar a população sobre as ameaças existentes na comunidade em que vive e, de uma maneira clara, fazer com que tenham a compreensão dos riscos a que está exposta, em todas as dimensões de suas vulnerabilidades”, explicou Jantorno.

Durante as palestras, que foram realizadas pela manhã e na parte da tarde, os adolescentes aprenderam a identificar situações envolvendo riscos e sobre as causas desses riscos quando relacionados a desastres naturais. Eles também aprenderam sobre as ações preventivas que são realizadas pela Defesa Civil de Vitória em áreas de risco da capital.

Voluntários

Com essas ações, a Defesa Civil de Vitória espera que os jovens entendam como funciona o trabalho do órgão e como é importante que eles aprendam a atuar em situações adversas. No futuro, eles podem se interessar em participar dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (NUPDECs), que são extremamente importantes para minimizar efeitos em situações de risco.

Os NUPDECs têm o objetivo de envolver a população na prevenção de desastres e são formados por moradores dos próprios bairros, que auxiliam a Defesa Civil desde o planejamento até a execução de ações.

“O papel dos voluntários representa um marco de transformação social que amplia o alcance da Defesa Civil em diferentes atividades”, disse o coordenador.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site