Notícias

Alunos da rede municipal voltam às aulas com muitas novidades

Publicada em 06/02/2019, às 17h03 | Atualizada em 06/02/2019, às 18h20

Por Renata Moreira, com edição de Matheus Thebaldi


Renata Moreira
Volta às aulas
Secretária Adriana Sperandio recebeu um caloroso abraço dos alunos do Cmei Yolanda Lucas no primeiro dia de aula
Renata Moreira
Volta às aulas
Adriana conversou com os pequenos e desejou um ano de muito aprendizado para os estudantes

Cerca de 46 mil alunos retornaram nesta quarta-feira (6) às salas de aula nas escolas da rede municipal. As 103 unidades de ensino de Vitória deram início às atividades letivas de 2019 em todos os níveis de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio, e as subsecretárias visitaram algumas unidades e saudaram as equipes e os alunos. Na parte da manhã, passaram pelos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) Yolanda Lucas da Silva, em Inhanguetá, e Thomaz Tommasi, em Joana D'Arc, e pelas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Eliane Rodrigues Dos Santos, na Ilha das Caeiras, e Orlandina D Almeida Lucas, em São Cristóvão.

Já no período da tarde, a acolhida aconteceu nos Cmeis Zelia Vianna de Aguiar, em Santa Luiza, e Cecilia Meireles, em Monte Belo, além das Emefs Padre Anchieta, em Ilha de Santa Maria, e João Bandeira, em Consolação. À noite, foram visitadas a Emef Neusa Nunes, em Nova Palestina, e a modalidade EJA da Emef Professor Admardo Serafim, em Gurigica.

"Teremos mais um ano de trabalho intenso, com intenção de conquistar um sistema educacional cada vez melhor", disse Adriana Sperandio.

Aprovação

Diana Faria Possato, mãe do pequeno Heitor Possato, acompanhou o primeiro dia de aula do pequeno no Cmei Yolanda Lucas da Silva. "Gostamos muito da escola e de toda equipe escolar. O atendimento é maravilhoso tanto com as crianças quanto com a gente. Mudamos de Vila Velha e estamos satisfeitos com o novo ambiente escolar do Heitor", disse Diana.

"Gostei muito do Cmei. No primeiro dia, a gente dica com receio de deixar a criança, mas, quando a gente percebe que as professoras são atenciosas e cuidadosas, isso passa mais tranquilidade para a gente", comentou Juliana Barbosa, mãe do Miguel.

Investimentos e novidades

Para o ano letivo de 2019, já foram investidos cerca de R$ 12,6 milhões. Os recursos foram voltados para laboratórios de ciências e matemática, instalação de rede wi-fi nas unidades de ensino, equipamentos e obras.

Os laboratórios de ciências e matemática ganharam novos armários. Eles possuem 236 itens, como ampolas de decantação, frascos conta-gotas, pipetas e esqueleto humano, servindo como importante recurso pedagógico nas aulas práticas e experimentais.

A Seme também adquiriu novos brinquedos de pátio para as unidades de ensino. São "casinhas" adaptadas para acessibilidade e playgrounds que prometem fazer a alegria das crianças nos horários de intervalo e também nas atividades extraclasse propostas pelos educadores.

Os estudantes também vão receber novos uniformes escolares, que serão entregues até o final de fevereiro. São novas camisas e bermudas, elaboradas com materiais de qualidade e com um design mais moderno.

As novas camisas de uniforme serão feitas de um material leve e resistente, conhecido como modal. O tecido é famoso na indústria têxtil por suas propriedades de durabilidade e conforto. Tem como característica absorver 50% a mais do suor do que o algodão e, mesmo depois de passar por diversas lavagens, mantém a maciez dos fios, sem perda de cor nem do brilho da peça.

Também foram adquiridos jogos e materiais pedagógicos para os estudantes. Eles têm como objetivo desenvolver a criatividade e o interesse do aluno no processo de aprendizagem. Foram adquiridos ainda 2 mil novos conjuntos de carteiras escolares: 1,5 mil pares na cor azul e 500 na cor vermelho.

Planejamento

Na semana passada, os profissionais da Educação retomaram as atividades deixando tudo pronto para o acolhimento dos estudantes e preparando os espaços de aprendizagem. Durante as férias, os Cmeis e as Emefs passaram por serviços de limpeza geral e algumas também receberam obras de manutenção.

Renata Moreira
Volta às aulas
Secretária e equipe também visitaram sala de aula da Emef Orlandina Almeida
Renata Moreira
Volta às aulas
Alunos da Emef Eliane Rodrigues também receberam as boas-vindas da secretária

Voltar ao topo da página