Notícias

Agendamento on-line de consultas: chegou a vez da Unidade do Bairro do Quadro

Publicada em 22/06/2017, às 12h00 | Atualizada em 22/06/2017, às 13h10

Por Maria Angela Siqueira, com edição de Josué de Oliveira


Maria Angela Siqueira
Agendamento on-line de consultas
A primeira Unidade de Saúde a receber o serviço foi a de Jardim Camburi

Um mês após seu lançamento, o sistema de agendamento on-line de consultas começa a se estender para outras unidades de Saúde. Após a de Jardim Camburi, chegou a vez da Unidade do Bairro do Quadro disponibilizar a ferramenta para os moradores do território marcarem consultas com clínicos, ginecologistas e pediatras.

O lançamento ocorre neste sábado (24) junto com as comemorações pelo primeiro aniversário de inauguração da unidade e já a partir do domingo (25) os moradores poderão acessar o sistema através do portal da Prefeitura ou pelo aplicativo Vitoria Online. Clique aqui para acessar o endereço. Por mês, a unidade oferta cerca de 900 vagas de consultas.

Atividades
Para celebrar a data e apresentar a novidade para a população local, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) preparou diversas atividades. Haverá pipoca, pula-pula, picolé, aula de zumba, corte de cabelo gratuito, apresentação cultural, além de orientações à população sobre saúde bucal, infecções sexualmente transmissíveis e uso de plantas medicinais.

"Estamos trabalhando com o conceito de cidade inteligente, o que contribui na gestão dos serviços com foco no cidadão, de forma mais justa e mais humana. O agendamento on-line deu certo em Jardim Camburi. Mais de 2 mil pessoas já agendaram consultas pela ferramenta, desde o lançamento do sistema no final do mês passado. Vamos ampliar gradativamente para outras unidades”, destaca a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa.

Atendimento
Inaugurada em junho do ano passado, a Unidade de Saúde do Bairro do Quadro atende uma população estimada em 8 mil moradores dos bairros do Quadro, Vila Rubim, Santa Tereza, Cabral e parte de Caratoíra. A Unidade oferta consultas, exames laboratoriais, vacinação e curativos, além da dispensação de medicamentos e outros serviços.

Em seu primeiro ano de funcionamento, mais de 76 mil pessoas foram atendidas. A unidade de saúde do bairro Quadro funciona no modelo de atenção à saúde, com estratégia de agentes comunitários de saúde, consultas médicas com clínicos, ginecologistas e pediatras, odontologia e também consultas de enfermagem. Além disso, oferta assistência psicológica e social e visitas domiciliares.

A nova estrutura, que unificou os serviços das antigas unidades de Avelina e Santa Tereza, trouxe maior conforto e qualidade no atendimento, de acordo com o Relatório de Avaliação do Atendimento dos Usuários por Mensagem de Texto (torpedo). Nos últimos cinco meses, a unidade obteve media 8,95 na avaliação dos usuários.

Segundo a diretora da US, Roze Meria Azevedo da Silva, a implantação do agendamento on-line de consultas vai otimizar o processo de marcação de consultas na unidade, evitando a formação de filas, qualificando o acolhimento ao usuário e ampliando o acesso.


Voltar ao topo da página