Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:


Áreas de Lazer

As Ruas de Lazer e o projeto Brincar nos Bairros interditam vias para a passagem de carro e transformam aquele espaço em área de diversão para adultos e crianças. A prática de esportes também é garantida, com um espaço específico que garante a segurança de todos os frequentadores. Já a Rua Viva abre para pedestres o espaço próximo aos bares do Triângulo das Bermudas, na Praia do Canto.

Ruas de Lazer garantem espaço para atividades ao ar livre

Yuri Barichivich

Inauguração da Rua de Lazer de Jardim Camburi

André Sobral

Rua de Lazer - Tabuazeiro

Aos domingos e feriados, trechos de movimentadas vias da cidade transformam-se em um espaço livre para a prática de esportes e brincadeiras com o projeto Rua de Lazer. Pedestres podem caminhar, correr, pedalar, andar de patins, skate e outros equipamentos esportivos. Jogos como dominó,  dama e xadrez também são opções para os frequentadores.

Durante toda a manhã, dois trechos da avenida Dante Michelini, na Praia de Camburi; um da avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, no Centro; e um em São José, na Grande São Pedro, ficam interditados para os carros. Agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) orientam o fluxo de veículos e os pedestres, para dar segurança a todos.

Confira

Ruas de Lazer em Camburi 
Avenida Dante Michelini, entre as avenidas Anísio Fernandes Coelho e Adalberto Simão Nader, sentido Jardim Camburi. Domingo, das 7 às 13 horas
Avenida Dante Michelini, entre as ruas Fortunato de Abreu e José Celso Cláudio, sentido Porto de Tubarão, das 7 às 13 horas
Rua de Lazer no Centro
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, entre as ruas Marcelino Duarte e Desembargador José Vicente, no sentido Centro-Praia do Canto. Domingo, das 7 às 13 horas.

Última atualização em 19/07/2016

Voltar para o topo

Brincar nos Bairros leva diversão gratuita a comunidades da capital

André Sobral

Brincar nos Bairros Jesus de Nazaré

O projeto Brincar nos Bairros disponibiliza brinquedos como pula-pula, piscina de bolinhas e cama elástica e realiza atividades de recreação ao ar livre em diversas regiões de Vitória.

A iniciativa conta atrações para todas as faixas etárias, e seu objetivo é reunir a família em espaços da própria comunidade.

A cada final de semana, uma região recebe o projeto, que já passou por bairros como Goiabeiras, Jaburu, Ilha das Caieiras, Santo Antônio e Jesus de Nazareth, entre outros.

Durante a ação, a rua fica interditada para que pedestres possam caminhar, correr, pedalar, andar de patins, skate e outros equipamentos.

Às vésperas da chegada do Brincar nos Bairros, os locais recebem também ações de limpeza e revitalização. A realização é uma ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semesp) e o Programa Terra, com apoio da Federação Nacional das Indústrias (Findes).

Última atualização em 26/01/2016

Voltar para o topo

Rua Viva na Praia do Canto amplia opções de lazer noturno

Yuri Barichivich

Triângulo das Bermudas à noite

Inaugurada em janeiro de 2013, a Rua Viva, antiga Rua 24 Horas, no Triângulo das Bermudas, é um espaço dedicado ao lazer noturno de turistas, moradores e frequentadores da Praia do Canto. Das 22 às 5 horas, os carros estão proibidos de circular no trecho da Rua Joaquim Lírio entre as vias João da Cruz e Manoel Carneiro.

A revitalização da área ampliou as calçadas para criar um maior espaço para os pedestres, que podem circular com segurança e tranquilidade no novo calçadão. Há também mais espaço para mesas e cadeiras dos bares e restaurantes que fazem a fama da região.

Um estacionamento próximo ao canal de Camburi foi organizado, retirando o canteiro central e as árvores que ficavam na Rua Selimo Vieira Gomes, transformada na via de acesso à região enquanto o trânsito da Joaquim Lírio está fechado. O número de vagas foi ampliado de 19 para 82. A região também recebeu postes de iluminação.

Saiba mais

Vídeo com o criador do nome Triângulo das Bermudas relembra origem da vocação noturna da região

Última atualização em 21/07/2016

Voltar para o topo

Skatistas e patinadores contam com área exclusiva no calçadão

Diego Alves

Area de Pedestres, skatistas e patinadores

(Ampliar imagem)

Skatistas e patinadores têm um espaço de lazer inteiramente dedicado às modalidades na orla de Camburi, no quinto bolsão de estacionamento, próximo à Avenida Adalberto Simão Nader.

Inaugurada para o verão de 2013, a Área para Skate tem piso especial, rampas, mini ramp e obstáculos específicos para a prática. 

A Prefeitura também estuda a viabilidade de implantar áreas semelhantes em outros pontos da cidade. A criação do espaço atende a reivindicações de esportistas e proporciona mais segurança aos frequentadores do calçadão.



Área para Skate

É um espaço com um piso especial, rampas, mini ramp e obstáculos específicos para a prática de skate e patins

Onde fica

Quinto bolsão de estacionamento da Praia de Camburi, nas proximidades da avenida Adalberto Simão Nader, em Bairro República 

Última atualização em 22/12/2016

Voltar para o topo

Campos de grama sintética disponíveis

Os campos de grama sintética da Curva da Jurema, do Parque Municipal de Barreiros, em São Cristóvão, e do Centro Esportivo Tancredão, no bairro Mario Cypreste, podem ser utilizados gratuitamente pelos moradores para a prática de futebol.

Os campos da Curva da Jurema e do Parque Barreiros podem ser usados pelos moradores de segunda a sábado, a partir das 18 horas. Já o campo de grama sintética do Tancredão está disponível de segunda a domingo, das 6 às 22 horas. 

Para a durabilidade dos campos de grama sintética, recomenda-se não utilizar chuteira de trava de alumínio e não jogar descalço. Recomenda-se ainda não utilizar bebida alcoólica, nem fumar dentro do gramado e não jogar sem camisa.

Agendamento

Campos de grama sintética da Curva da Jurema e Parque Barreiros

Para realizar o agendamento, o interessado deve procurar o Ginásio Jones dos Santos Neves (Ginásio do DED), em Bento Ferreira, às sextas-feiras, a partir das 8 horas.

Endereço: Rua Coronel Schwab Filho, s/n, Bento Ferreira.
Campo de grama sintética do Tancredão

Para realizar o agendamento, o interessado deve procurar o Tancredão às segundas-feiras, das 8 às 12 horas.

Endereço: Rua Dário Lourenço de Souza, s/n, Mario Cypreste.

Última atualização em 26/01/2016

Voltar para o topo

Projeto ocupa praças e parques com arte, educação e lazer

André Luiz Silva Sobral

Parques de Vitória Barreiros

Lançado em agosto de 2013, o Circuito de Praças e Parques de Vitória leva diversão, cultura e educação para os moradores de Vitória. Uma programação diversificada ocupa continuamente as praças e parques com atividades educativas, culturais, lúdicas, esportivas e de promoção à saúde e ao desenvolvimento das comunidades locais.

As praças e parques são espaços privilegiados, onde são preservadas as características naturais e a beleza e a tranquilidade incentivam práticas que promovem o bem-estar e resgatam a auto-estima.

Dança, capoeira, pula-pula, escorrega inflável, piscina de bolas, literatura, beleza, saúde, apresentações musicais, culturais e artísticas e serviços como orientação ao microempreendedor e oportunidades do Sistema Nacional de Empregos (Sine) estão na programação.

O objetivo é integrar os moradores e suas famílias à cidade, estimulando a ocupação e a preservação dos espaços públicos como dinâmica para o exercício da cidadania e para a convivência social.

O Programa Circuito de Praças e Parque de Vitória é desenvolvido pela Prefeitura de Vitória, sob a coordenação da Secretaria de Gestão Estratégica (Seges), com o envolvimento de diversas secretarias municipais, órgãos públicos e sociedade civil.

Última atualização em 26/01/2016

Voltar para o topo

Orla de Maria Ortiz tem quadras, parques, calçadão e ciclovia

Tadeu Bianconi

Pessoas Caminhando e Andando de Bicicleta na Orla de Maria Ortiz

Os moradores de Maria Ortiz contam com um grande espaço de lazer comunitário. Em 18,9 mil metros quadrados, a Prefeitura de Vitória construiu duas quadras poliesportivas com alambrados, uma quadra de futebol society, parques infantis, jardins e calçadão com 976 metros de extensão, além de ciclovia.

Outro destaque do projeto são os três deques nos principais pontos de pesca do local, que substituem as estruturas improvisadas existentes, garantindo maior segurança aos pescadores. Quem escolhe o local para o descanso tem a seu dispor bancos e árvores de sombreamento. A orla também conta com a Academia Popular da Pessoa Idosa (APPI).

O centro recreativo construído na orla do bairro atende ao pedido dos moradores, realizado por intermédio do Orçamento Participativo. Em função de ser uma área de preservação ambiental, a urbanização foi realizada com base em topografias, visitas ao local e demandas das comunidades envolvidas.

Última atualização em 26/01/2016

Voltar para o topo

Orla de Nova Palestina: qualidade de vida para os moradores

Elizabeth Nader

Criança carregando bebê no ombro na orla de Nova Palestina

A reurbanização da orla de Nova Palestina é sinônimo de qualidade de vida para os moradores. O espaço, que antes era usado como depósito de lixo, foi transformado em um moderno calçadão para passeios e caminhadas.

Toda a área, que compreende 14 mil metros quadrados, está recebendo melhorias. O local já conta com uma quadra poliesportiva, duas de areia, um campo de bocha e uma Academia Popular da Pessoa Idosa (APPI).

O pôr-do-sol, que embeleza ainda mais a baía de Vitória, pode ser visto nos dois decks projetados sobre o mangue. Além disso, o equipamento tem o objetivo de facilitar a vida dos pescadores da região.

Última atualização em 26/01/2016

Voltar para o topo

Reurbanização de Camburi trouxe mais segurança a frequentadores

Elizabeth Nader

Calçadão da Praia de Camburi com pessoas caminhando

Elizabeth Nader

Pessoas sentadas em quiosque na praia de camburi

Muita coisa mudou na maior e mais famosa praia da ilha. Depois de um projeto de urbanização, o calçadão com 2,9 km de extensão ganhou cara nova. O espaço para caminhada, corrida e ciclovia é um grande atrativo para quem quer conhecer a orla. É possível apreciar o mar nos deques de madeira em bancos modernos com cobertura para quem quer fugir do sol.

Para dar mais comodidade aos frequentadores, todo o trecho da praia ganhou baias de ônibus e cinco bolsões de estacionamento. A reurbanização da orla foi feita juntamente com a ampliação da avenida Dante Michelini, que ganhou mais uma faixa em alguns trechos.

Camburi também ganhou nova sinalização, que inclui semáforos com luzes especiais, e nova iluminação, que alcança as areias. Além do impacto visual, a nova iluminação permite a prática esportiva noturna, o lazer em família ou entre amigos, além de tornar o local mais seguro para moradores e turistas.

A Prefeitura está construindo novos quiosques com espaços para venda de comida e bebida, além de subsolo com cozinha e banheiro para funcionários. A obra, autorizada pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU), contempla também banheiros de uso público, adequados às normas de acessibilidade. Dos oito quiosques previstos, três estão em funcionamento, dois de uso comercial e um do um do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE). Os outros cinco ficarão prontos até o final de 2013.

Última atualização em 26/01/2016

Voltar para o topo

Praça Dom João Batista

Samira Gasparini

Praça Dom João Batista

A Praça Dom João Batista é opção de lazer para os moradores da Grande São Pedro. Os sete mil metros quadrados desse espaço são bem aproveitados em quadras poliesportiva e de areia, academia popular, playgroud, áreas para eventos e para jogos, pórtico, pergolado com mesas e cadeiras e vários jardins.

Um deck e quatro píeres de madeira de 21 metros de comprimento cada servem de atracadouro para os pescadores. Ele formam um conjunto arquitetônico que virou espaço contemplativo para apreciar o pôr-do-sol em uma das baías mais bonitas do país.

A praça possui 330 metros de extensão ao longo da avenida Beira-Mar.

Onde fica

Avenida Beira-Mar, São Pedro - Ver no mapa.

Última atualização em 14/06/2016

Voltar para o topo

Tancredão: centro esportivo para a população

Elizabeth Nader

Adolescente em skate realizando manobras na pista da skate

Os moradores e visitantes dispõem, em Vitória, de um complexo esportivo para a prática de esportes e lazer. O Centro Esportivo Tancredo de Almeida Neves, conhecido como Tancredão, ocupa uma área de 52.764,54 m² no bairro Mário Cypreste, garantindo estrutura completa para a manutenção da saúde e bem-estar da população, que gosta de praticar exercícios físicos. O horário de funcionamento é das 6 às 22 horas. Como medida de segurança, é preciso apresentar documento com foto para utilizar o espaço.

A maior construção é a do Ginásio de Esportes coberto, que ocupa uma área total de 6.118,39 m², tem capacidade de assentos para 1.754 pessoas, cinco camarotes, três salas de imprensa e quadra poliesportiva com 1.056 m², além dos vestiários femininos e masculinos.

O ginásio conta também com duas lanchonetes sob as arquibancadas, além de auditório e salas da administração no térreo. O tratamento acústico do espaço possibilita a realização de shows musicais.

As arquibancadas têm áreas reservadas para cadeirantes, cadeiras para obesos e cadeiras para pessoas com mobilidade reduzida, na proporção prevista em lei. No Tancredão há três academias de ginástica, sendo uma do idoso, uma popular e outra para aulas de aeróbica. Tem, ainda, um espaço aberto para instalação do Centro de Convivência da Terceira Idade, com 108,60 m².

Pista de skate e ciclovia

O Tancredão oferece, também, pista de skate de quase mil metros quadrados. A pista contempla antiga reivindicação dos skatistas de Vitória, que queriam mais espaço para a prática dessa atividade.

Os frequentadores contam com ciclovia de 520 metros de comprimento e largura de 2,50 metros, além de pista para caminhadas ou cooper de 410 metros e 2,50 metros de largura. No calçadão da orla, com 463 metros de extensão e com 4 metros de largura, diversos bancos estão instalados para quem quiser apenas sentar e contemplar a natureza.

No complexo há também duas piscinas, sendo uma semiolímpica e outra de recreação, com 287,50 m² de área. Nelas, são ministradas as aulas de hidroginástica, natação e competições. A área das piscinas soma 2.524,16 m² e possui arquibancada para 304 lugares.

André Sobral

Crianças em piscina ouvindo instruções do professore

Na área de esportes ao ar livre há duas quadras, sendo uma de 800 m² para handebol e futsal e outra para vôlei e basquete, de 420 m². Já o campo de futebol de areia tem 1.036 m² e outro de futebol society com grama sintética tem 1.350 m². Para a utilização desses espaços, é preciso fazer agendamento prévio.

No local também tem espaço para uma garagem de barcos (com 311,89 m²) destinada à guarda das embarcações de treinamento e das aulas de remo.

O estacionamento para automóveis - de 5.226,35 m² - fica junto ao ginásio na área de lazer, com capacidade para 12 vagas para motos e 202 vagas para carros, sendo uma para ambulância, quatro para pessoas com deficiência e dez para idosos.

O Tancredão tem também refeitório para funcionários, vestiários, administração e depósito de lixo, numa área de 240,35 m². O acesso de pessoas a toda a estrutura é facilitado por rampas com inclinação de 8,33% como determina a lei de acessibilidade.

Escolinhas de esportes

O Tancredão abriga também o projeto Escolinhas de Esportes, da Secretaria de Esportes, que oferece a crianças e adolescentes de 7 a 17 anos aulas gratuitas de natação, remo/vela/canoagem, futsal, vôlei, handebol, futebol society e lutas (judô, karatê e jiu-jítsu).

 Normas de Funcionamento

Os frequentadores do Tancredão devem ficar atentos às normas de funcionamento que vigoram no complexo. A entrada no local é permitida somente mediante apresentação de documento com foto.

Menores de 10 anos não podem frequentar o Tancredão sem a companhia dos pais ou responsáveis, de forma a garantir a segurança das crianças que frequentam o local.

Cabe aos vigilantes e funcionários do espaço a fiscalização do cumprimento das normas. No entanto, se não tiver condições de acompanhar a criança ao local com frequência, o pai ou responsável deve assinar um termo de responsabilidade autorizando a entrada da criança desacompanhada. Basta ir à administração do Tancredão e assinar um documento.

Também é vedada a utilização de copos e garrafas de vidro no interior do complexo esportivo. Outra proibição é a entrada de animais domésticos. Só cães usados como guias para pessoas com deficiência visual têm o acesso livre.

O regulamento também impede qualquer atividade comercial não autorizada por concessão pública.

O Decreto Municipal 15.354/2012 institui, ainda, um Comitê Gestor que deve se reunir anualmente ou quando necessário para discutir o planejamento do uso dos equipamentos esportivos. Ele conta com integrantes das secretarias de Esportes, Assistência Social, Educação, Saúde e Administração.

Saiba mais

Última atualização em 18/07/2014

Onde fica o Tancredão

Rua Rosilda Falcão dos Anjos, 150, Mario Cypreste (próximo à Rodoviária) - Ver no mapa
Telefone: (27) 3322-1846 e 3322-5941
Horário de funcionamento: segunda a sábado das 6 às 22 horas. Domingo das 6 às 18 horas.
O horário de domingo é reduzido para que seja feita manutenção no local.

As dimensões do Tancredão

Área 52.764,54 m², sendo mais de 5 mil m² de área construída
Ciclovia

520 metros lineares, largura = 2,50m

Pista de caminhada

410 metros lineares, largura = 2,50m

Calçadão da orla

463 metros lineares, largura = 4,00m

Piscina semi-olímpica

25x12,5m - área: 312,50 m²

Piscina recreação

23x12,5m - área: 287,50 m²

Ginásio

6.118,39 m² / capacidade: 1.754 pessoas + 5 camarotes + 3 salas de imprensa / Quadra poliesportiva do ginásio: 24x44m (1.056 m²)

Quadra 1

Handebol e Futsal = 40x20m = 800 m²

Quadra 2

Vôlei e Basquete = 28x15m = 420 m²

Campo de futebol de areia

37x28m = 1.036 m²

Campo de futebol society 40x30m = 1.350 m² de grama sintética
Estacionamento 5.226,35 m² = 202 vagas para carros, 12 vagas para motos. Destas 202: 1 vaga para ambulância, 4 vagas para deficientes, 10 vagas para idosos.
Base operacional 240,35 m²
Garagem de barcos 311,89 m²
Centro da 3ª Idade 108,60 m²
Playground 865,18 m²
Pista de Skate 924,47 m²

Voltar para o topo

Centro Esportivo Municipal de Goiabeiras

Entre as 71 obras que a atual administração assumiu, o compromisso de concluir o Centro Esportivo Municipal de Goiabeiras é uma das mais esperadas pela comunidade. A obra foi anunciada em 2006 como a escolha da comunidade como opção de intervenção nas obras do Orçamento Participativo (OP) para toda a cidade. Na oportunidade, foi elaborado um projeto de grandes dimensões e custo de R$ 50 milhões que previa a construção de um centro esportivo para receber competições nacionais e internacionais.

O projeto foi paralisado em setembro de 2009, em função dos reflexos da crise econômica mundial na arrecadação municipal. A Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec) realizou algumas alterações, tornando-o compatível com a disponibilidade orçamentária do município. Naquela oportunidade, os moradores foram consultados e concordaram em dar ao centro um caráter mais comunitário, baixando o orçamento destinado ao projeto.

Após ouvir a comunidade, a Prefeitura de Vitória reservou ainda uma área de cinco mil metros quadrados no mesmo terreno para a construção do novo prédio da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adão Benezath, uma obra priorizada pelos moradores no Orçamento Participativo. Desta forma, a dificuldade para encontrar uma área para esta obra foi resolvida.

A situação atual da obra é a seguinte: já foram entregues o campo de futebol com grama sintética, alambrado, arquibancada e iluminação. Isso integra a primeira etapa do complexo, que terá, futuramente, um Centro de Convivência para a Terceira Idade (CCTI), área de caminhada, arborização, vestiário, área para skate e playground.

Última atualização em 26/01/2016

Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site