Iluminação Pública

A iluminação pública em Vitória é mantida por meio do pagamento de uma taxa específica. 32 mil pontos de iluminação compõem o sistema de iluminação pública da cidade.

Sistema de iluminação pública conta com 32 mil pontos

Yuri Barichivich
Iluminação de Natal na Orla de Camburi

Vitória possui 32 mil pontos de iluminação pública, que valorizam as áreas urbanas, monumentos e pontos turísticos, bem como os espaços de lazer.

Predominam hoje, na capital, 80% de lâmpadas de alta pressão de vapor de sódio (VSAP), que geram a cor amarela. Os 20% restantes são de lâmpadas multivapor metálico (MVM), que geram a cor branca.

A maioria das luminárias (80%) é fixada em braços ornamentais de aço galvanizado e nos postes da concessionária de distribuição de energia elétrica. Outros 20% das luminárias estão distribuídas em postes ornamentais de aço galvanizado.

Já estão sendo testadas luminárias a led, que é o sistema mais moderno de iluminação pública, com o qual a Prefeitura de Vitória espera reduzir gastos com o consumo de energia elétrica e com manutenção.

As energias eólica e solar também estão sendo testadas por meio de um sistema híbrido instalado na Praia de Camburi.

A Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) trabalha com foco na padronização, eficientização e aplicação de moderno sistema de controle visando garantir a qualidade e a aplicação eficiente e eficaz dos recursos públicos destinados à iluminação pública.

Última atualização em 20/07/2023, às 16h58

Taxa permite manutenção da iluminação pública

A Contribuição para Custeio dos Serviços de Iluminação Pública (Cosip) foi instituída pela Lei Municipal 5.815/02 e se destina a custear a prestação dos serviços de operação, manutenção e expansão do sistema de iluminação pública de Vitória. Ela deve ser paga por todo contribuinte que tem imóvel atendido pelo sistema de fornecimento de energia.

De acordo com a lei, iluminação pública é o fornecimento de iluminação para ruas, praças, avenidas, túneis, jardins, vias, estradas, passarelas e abrigos de ônibus. Também contempla a iluminação de monumentos, fachadas, fontes luminosas e obras de arte de valor histórico, cultural ou ambiental, localizadas em áreas públicas.

A Cosip é atualizada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-e). São aplicadas as mesmas regras do Imposto sobre a propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) quanto a datas, normas e acréscimos.

Cosip/imóvel edificado

Quando se trata de imóvel edificado, a Cosip é lançada e cobrada mensalmente por meio da conta de energia elétrica.

Cosip/imóvel não edificado

Quando se trata de imóvel não edificado, a Cosip é lançada anualmente, no carnê do Imposto sobre a Propriedade Territorial e Predial Urbano (IPTU).

Última atualização em 24/05/2019, às 14h46

Voltar ao topo da página