Escola FAFI

A Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (FAFI) é peça chave no cenário cultural capixaba. Criada em 1992 e localizada em movimentada área do Centro da capital, a instituição oferece, gratuitamente, oficinas livres a crianças, adolescentes e adultos de qualquer cidade do Estado ou do país. Também possui cursos gratuitos de qualificação profissional em teatro e dança e oficinas também nessas áreas, além da música.

Escola de Teatro, Dança e Música FAFI

Samira Gasparini
Fachada da Fafi

O prédio onde funciona a FAFI projetado pelo arquiteto tcheco-slovaco Josef Pitlik e inaugurado em 1926, recebendo diversas ocupações. O golpe militar em 1964 traria à FAFI uma nova história. Parte do seu espaço foi utilizado como depósito dos livros subversivos apreendidos na própria universidade.
Em 1982 foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura e em 1992 começou a funcionar como Escola de Artes oferecendo oficinas em áreas artísticas. Transformada em Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música oferece cursos de teatro e dança e mantém uma programação cultural ativa.

Onde fica

Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música FAFI
Av. Jerônimo Monteiro, 656 - Centro Histórico, Vitória - ES - Ver no mapa
Funcionamento: segunda a sexta das 8 às 21h30
Telefone: (27) 3381-6921
Espaço Cultural FAFI
Rua Coutinho Mascarenhas, 36, Centro Histórico, Vitória - ES - Ver no mapa
Telefone: (27) 3381-6922

Última atualização em 16/08/2022, às 18h59

Conheça os cursos e oficinais oferecidos pela Fafi

Leonardo Silveira
Espetáculo de Dança FAFI no Centro Cultural SESC Glória
Leonardo Silveira
FAFI 1 - DANÇA

A Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi tem se dedicado à promoção e à difusão cultural, oferecendo cursos regulares gratuitos de qualificação profissional em artes dramáticas e em dança e oficinas livres de teatro, dança e música para crianças, adolescentes e adultos. São eles:

Oficinas Livres

As oficinas permitem a aproximação dos participantes com o universo cultural e artístico e são momentos de estímulo à criatividade. São ofertadas semestralmente, e as inscrições são abertas duas vezes por ano, seguindo os semestres letivos.

A oferta varia conforme o semestre, sendo estas algumas opções de oficinas:
  • Teatro
    • Iniciação teatral, teatro de bonecos, teatro avançado, dança/teatro, teatro de musicais, teatro para professores, teatro de rua e jogos teatrais.
  • Música
    • Violino, viola de arco, violoncelo, contrabaixo acústico, piano, canto coral, técnica vocal, musicalização infantil / flauta doce e iniciação musical.
  • Dança
    • Ballet infantil, ballet adulto, dança contemporânea e jazz dance.
  • Curso Técnico em Arte Dramática
    • O Curso Técnico em Arte Dramática tem duração de dois anos, com aulas de segunda a sexta-feira à noite. Para se matricular o aluno deve ter idade mínima de 18 anos, precisa estar cursando ou ter concluído o ensino médio. Ao final do curso é expedido certificado de Técnico em Arte Dramática.
  • Curso Básico em Dança
    • Destinado aos alunos a partir de oito anos de idade. O Curso Básico em Dança dura oito anos e conta com duas opções de horário: matutino e vespertino. As aulas ocorrem de segunda a sexta. Ao final, os estudantes participam de um novo processo seletivo para admissão no curso Técnico em Dança.
  • Curso Técnico em Dança
    • O aluno frequenta o curso por dois anos. O curso é realizado de segunda a sexta, no período vespertino. Ele precisa estar cursando ou ter concluído o ensino médio. Ao final, com o curso concluído, o aluno recebe o certificado de Técnico em Dança.
Leonardo Silveira
FAFI 2 - TEATRO
Foto Divulgação
FAFI 3 - MÚSICA

Última atualização em 08/08/2022, às 15h42

Como se inscrever para oficinas e cursos da FAFI

Para se inscrever nas oficinas ou nos cursos de qualificação profissional, o candidato deve apresentar uma foto 3x4, a cópia da Certidão de Nascimento (para crianças) ou da Carteira de Identidade (para jovens e adultos) e ainda o comprovante de escolaridade. Além disso, à época, deverão ser atendidos os pré-requisitos divulgados para acesso às inscrições.

Última atualização em 08/08/2022, às 15h45

Prédio que abriga a FAFI, no Centro da capital, foi inaugurado em 1926

Arquivo PMV
Fachada da FAFI, conteúdo verticalizado

No coração da Ilha de Vitória, a Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música FAFI contribui no processo de revitalização do Centro. Funciona num edifício projetado pelo arquiteto tcheco-eslovaco Josef Pitlik, construído no governo de Florentino Avidos (1924-1928) e inaugurado em 1926, durante o Oitavo Congresso Brasileiro de Geografia.

No decorrer dos anos, o prédio foi cenário de diversas atividades. Após a inauguração, tornou-se ambiente do Grupo Escolar Gomes Cardim. Em 1948, com a anexação do grupo escolar à escola Normal Pedro II, passou a abrigar o Colégio Estadual, que ali permaneceu até 1958, quando a escola foi transferida para o Morro do Forte São João.

 

Pouco tempo depois, surgia a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, origem da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Devido à importância sociocultural da faculdade, o prédio, antes conhecido por Gomes Cardim, passou a ser chamado FAFI, a sigla da instituição. A criação da Ufes em 1954 e sua federalização em 1961 tornaram o edifício patrimônio do Governo Federal.

Foto Divulgação
FAFI 4

Tombamento

Veio o Regime Militar. Uma das salas foi transformada em depósito de livros considerados subversivos apreendidos no diretório Acadêmico do Centro Biomédico da Ufes. Em 1971, a parte da Universidade que funcionava na FAFI foi transferida para o campus de Goiabeiras. A edificação foi também sede do Serviço de Identificação da Secretaria de Segurança Pública do Espirito Santo até 1976, quando é totalmente fechada.

O prédio teve seu tombamento determinado em 1982. Cinco anos mais tarde, a Prefeitura de Vitória o adquiriu. Em 25 de janeiro de 1992, as portas foram reabertas e foram iniciadas no local as atividades da Escola de Artes FAFI, sendo oferecidas oficinas de curta duração em diversas áreas artísticas, como teatro, fotografia, dança e cinema.
Em março de 1998, a FAFI se transformou em uma escola de qualificação profissional em teatro e dança, formando, em dezembro de 1999, suas duas primeiras turmas nessas áreas.

Foto Divulgação
FAFI 5

Em 2010, a Prefeitura de Vitória incorporou a área de Música à escola. Em setembro de 2012, foi publicado o Decreto Municipal 15.486, que instituiu a Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música FAFI, vinculada à estrutura organizacional da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).

Em 2014 o Conselho Estadual de Educação aprovou o funcionamento da Escola para a oferta dos cursos técnicos de Dança e Arte Dramática.

 

Onde fica

Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música FAFI
Av. Jerônimo Monteiro, 656 - Centro Histórico, Vitória - ES - Ver no mapa
Funcionamento: segunda a sexta das 8 às 21h30
Telefone: (27) 3381-6921
Espaço Cultural FAFI
Rua Coutinho Mascarenhas, 36, Centro Histórico, Vitória - ES - Ver no mapa
Telefone: (27) 3381-6922

Última atualização em 16/08/2022, às 18h57

Voltar ao topo da página