Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Acesso rápido


Licença prévia para atividades econômicas

Elizabeth Nader

Revistas Expostas em Banca de Revista

Qualquer atividade econômica exercida na cidade por pessoa física ou jurídica precisa de licença prévia do município, conforme exige o Código Municipal de Posturas (Lei 6.080/2003). O licenciamento depende de requerimento do interessado, que precisa apresentar documentação específica para cada tipo de alvará.

O documento obrigatoriamente precisa ter o nome do responsável que exerce a atividade ou usa o bem, o local e a validade do alvará. É importante que ele fique em local visível no estabelecimento e possa ser apresentado aos fiscais da Prefeitura sempre que solicitado.

O setor responsável pelo licenciamento e pela regularização das atividades econômicas é a Gerência de Controles Urbanos (GCON) da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec). Para fazer a solicitação de alvará, é preciso preencher formulários para requerer o documento no Protocolo do Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac).

Endereço: Rua Vitório Nunes da Motta, 220, Enseada do Suá.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Alvará de autorização de uso

É concedido a vendedores ambulantes, que trabalham em pontos fixos ou somente em eventos, a construções funerárias, a estacionamento privativo em vias públicas e em caso de ocupação parcial da calçada. Ele pode ser revogado pela Prefeitura a qualquer momento, sem prejuízo para a municipalidade.

No caso de ambulantes, o primeiro alvará é expedido por seis meses, posteriormente sendo renovado todo ano. Em se tratando de comércio eventual, o alvará tem validade no período do evento. Se a ocupação da calçada for por atividade contínua, o documento tem validade por um ano.

Caso seja por atividade eventual, o alvará é expedido com tempo necessário para a sua realização.

Alvará de permissão de uso

É concedido para atividades de interesse da sociedade, como feiras livres e comunitárias, execução de obras e edificações por concessionárias de serviços públicos, identificação com placas de ruas e avenidas por terceiros ou por atividades que precisam de instalação de mobiliário urbano no espaço público.

O tempo de validade do documento pode variar de um a 10 anos, conforme a atividade. O Decreto Municipal 11.975/04 regulamenta a emissão do alvará.

Alvará de localização e funcionamento

Os estabelecimentos com atividade comercial, industrial ou de prestação de serviços precisam ter esse tipo de licenciamento para funcionarem antes do início das atividades. Órgãos públicos municipais, estaduais e federais também precisam do alvará, bem como pessoas físicas e jurídicas estabelecidas em Vitória, segundo determinação do Código de Posturas.

Para receber a licença, é preciso que as atividades atendam às exigências do Plano Diretor Urbano em relação ao uso e ocupação do solo, ao Código de Edificações e à legislação municipal ambiental e sanitária. Para requerer o licenciamento junto à Prefeitura, é necessário apresentar os documentos abaixo:

  1. Requerimento para Alvará de Localização e Funcionamento preenchido, datado e assinado;
  2. Comprovação de fornecimento do Endereço Oficial do Imóvel (EOI);
  3. Contrato de locação ou autorização do proprietário do imóvel caso o interessado não seja proprietário;
  4. Cópia do Ato Constitutivo/Alterador, registrado em Cartório de Vitória ou na Junta Comercial do Estado do Espírito Santo ou na OAB ou na Publicação do Diário Oficial (se o órgão for vinculado aos poderes Públicos Federal, Estadual ou Municipal), conforme a natureza jurídica;
  5. Comprovante do Cadastro Nacional de Pessoa Júridica (CNPJ);
  6. Consulta Prévia ao Plano Diretor Urbano (PDU);
  7. Certidão do Corpo de Bombeiros dentro da validade;
  8. Certificado de Conclusão de Obras (antigo Habite-se);
  9. Contrato administrativo quando se tratar de atividade ou uso precedido de licitação;
  10. Requerimento de Licença Ambiental (quando necessário);
  11. Requerimento do Alvará Sanitário para atividades de interesse à saúde (quando necessário).

Em seguida, leve toda a documentação ao Protocolo da Prefeitura, que fica no Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão Ítalo Batan Régis (Ciac), para abrir o processo. Para mais informações, ligue (27) 3135-1116 ou 3135-1083. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Concessão de uso

É a licença concedida a empresas que exploram equipamentos públicos com destinação específica, como quiosques, por exemplo. Além dela, os concessionários também precisam ter alvará de localização e funcionamento da atividade, conforme determina o artigo 64 do Código de Posturas.

Informações

Gerência de Controles Urbanos da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade
(27) 3135-1096 

Última atualização em 17/04/2015

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site