Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Acesso rápido


Praças

Das mais antigas as mais atuais, esses espaços são utilizados para o lazer de moradores e visitantes da capital capixaba. A Praça Oito de Setembro e a Praça Costa Pereira completam o conjunto arquitetônico do Centro Histórico de Vitória. As Praças dos Desejos, dos Namorados, do Papa e da Ciências abrigam feiras de artesanato, eventos e vivência com equipamentos relacionados ao conhecimento da física. 

Praça dos Namorados

Divulgação Semse

Paisagismo Praça dos Namorados

Na região entre os bairros Praia do Canto e Enseada do Suá, está uma das áreas de lazer mais movimentadas de Vitória. Diariamente, a Praça dos Namorados, localizada em frente à marina do Iate Clube do Espírito Santo (Ices), recebe moradores das redondezas e turistas que aproveitam para praticar esportes e apreciar a bela vista.

Nos finais de semana, abriga a Feira de Artesanato Artes na Praça, que oferece artesanatos e comidas típicas. Com mais de 20 anos de tradição, a feira conta com 194 expositores, sendo 145 de artesanato e brinquedos de diversão e 49 na área de alimentação.

Onde fica

Avenida Saturnino de Brito, 1075, Praia do Canto - Ver no mapa.

Última atualização em 06/04/2017

Voltar para o topo

Praça do Papa

Samira Gasparini

Cruz do Papa tendo ao fundo a Baía de Vitória

Tadeu Bianconi

vista da Praça do Papa com esfera metálica em primeiro plano e prédios da Enseada ao fundo

Uma esplanada de onde é possível apreciar uma das belas vistas da cidade: a baía de Vitória, tendo ao fundo o Convento da Penha e a cidade de Vila Velha. Assim é a Praça do Papa, instalada no bairro Enseada do Suá, uma das áreas nobres da capital do Espírito Santo.

Inaugurada em 2008, a Praça do Papa possui aproximadamente 67.000 metros quadrados, com parque infantil, área de eventos, dois restaurantes - um deles especializado em frutos do mar - e uma lanchonete, além de estacionamento. Uma trilha leva à Reserva Ecológica Ilha do Papagaio, área adjacente à praça e onde há um mirante.

Não deixe de ver

  • Cruz Reverente: monumento comemorativo à visita do pontífice João Paulo II ao Espírito Santo, em 1991. Concebido pelo escultor grego Iannis Zavoudakis, radicado no Espírito Santo, o monumento é constituído por uma cruz de aço, com forma curvilínea, assentada sob base de concreto armado. Traz no alto uma pomba branca, simbolizando o Espírito Santo, componente da Santíssima Trindade, segundo a Religião Católica.

  • Rosa dos Ventos: coincide com a posição geográfica da ilha como norte de navegação e traz uma esfera de inox ao centro.

Onde fica

Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, s/n - Ver no mapa.

Última atualização em 11/03/2016

Voltar para o topo

Praça da Ciência

Carlos Antolini

Menino fala em frente a espelho de som, um disco colorido que trasmite o som a distância

A Praça da Ciência oferece, gratuitamente, conhecimento e diversão em um local agradável, de frente para o mar, com segurança e amplo estacionamento, além da orientação de monitores durante a visita. As vias de circulação são livres, inclusive para cadeirantes. O acervo é composto por 16 equipamentos que podem ser manipulados para o estudo dos conceitos científicos ligados principalmente à Física. É um local muito visitado por crianças e apreciadores da Ciência. Fotografias e filmagens são permitidas.

Oferece ainda, gratuitamente, oficinas científicas voltadas às escolas e à comunidade. Nelas, os monitores ensinam como montar experimentos utilizando materiais simples. O Relógio de Sol, por exemplo, é construído com papel cartão e latas de refrigerante.

Para grupos e escolas, é preciso agendar ligando para (27) 3345-0882.

Onde fica

Avenida Américo Buaiz, s/n, Enseada do Suá (próximo à Curva da Jurema) - Ver no mapa.

Telefone: (27) 3345-0882

Horário de atendimento: de terça a sexta-feira, das 8 às 12h e das 13 às 17h; e sábados, domingos e feriados, das 8 às 12h.

Última atualização em 13/01/2017

Voltar para o topo

Praça Costa Pereira

Elizabeth Nader

Praça Costa Pereira

(Ampliar imagem)

A Praça Costa Pereira é um dos mais importantes espaços históricos do Centro da capital. Conhecida inicialmente como Largo do Teatro, por abrigar o Teatro Melpômene. o Largo Costa Pereira ganhou esse nome em homenagem ao conselheiro José Fernandes da Costa Pereira Júnior, importante figura abolicionista. Muitos anos se passaram até que o Largo fosse chamado de Praça, por causa da lentidão nos processos de paisagismo e pavimentação.

Somente na década de 1920 as transformações urbanas se tornaram efetivas, transformando o antigo Largo numa praça ajardinada, inaugurada em 1926. A vida urbana povoou o entorno da Praça, que passou por mudanças significativas, principalmente no cenário cultural. Por exemplo, a inauguração do Theatro Glória, que ficava num prédio de cinco andares e também abrigava café e cinema.

Onde fica

Av. Jerônimo Monteiro, Centro, Vitória - Ver no mapa.

Última atualização em 22/06/2016

Voltar para o topo

Praça Oito de Setembro

Leonardo Silveira

Praça Oito de Setembro

(Ampliar imagem)

Antes do aterro existia no local o Cais Grande e depois o Cais da Alfândega. Em 1911, após o aterro foi construída a praça chamada Oito de Setembro, nome que permanece até hoje em homenagem a data de fundação da Cidade de Vitória. Abriga um relógio montado pelo alemão João Ricardo Hermamm Schorling que emite a cada hora os sete primeiros acordes do Hino do Espírito Santo. O relógio é movido por um programador lógico controlável (PLC), que aciona um servo-motor de alta precisão. O som provém de sete sinos, cada um reproduzindo uma das sete notas musicais.

A praça é um dos principais locais de concentração e de manifestações populares. O caráter político da Praça sempre foi muito forte. Comícios políticos de destaque ainda acontecem ali, nos dias atuais. Foi tombado como Patrimônio Histórico Cultural do Espírito Santo em 1984. O calçamento da praça é de pedras portuguesas brancas e pretas, formando mosaicos e a arborização do entorno data de 1900.




Onde fica

Av Jerônimo Monteiro, 348, Centro Histórico, Vitória - Ver no mapa.

Última atualização em 22/06/2016

Voltar para o topo

Praça dos Desejos

Carlos Antolini

Passarela de acesso ao mar na Praça dos desejos

(Ampliar imagem)

Localizada próximo à Praça dos Namorados, a Praça dos Desejos também é uma ótima opção de lazer ao ar livre. Em 2013, a área ganhou um novo projeto de paisagismo e 960 m² de grama esmeralda. O espaço também ganhou uma nova área de caminhada e calçadas em tijolos de cimento colorido.







Onde fica

Avenida Saturnino de Brito, s/n, Enseada do Suá - Ver no mapa.

Última atualização em 11/03/2016

Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site