Casa do Cidadão
Localizado em Itararé, o Centro Integrado de Cidadania de Vitória (CIC), popularmente conhecido como Casa do Cidadão, tem como objetivo facilitar a vida do cidadão, ao reunir diversos serviços em um único lugar. Entre os serviços oferecidos estão emissão de documentos como Carteira de Identidade e os relacionados ao Poder Juciário no local, como os Juizados Especiais.
Onde fica a Casa do Cidadão
Avenida Maruípe, 2.544, Itararé - Ver no mapaFuncionamento de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas
Telefone: (27) 3382-5484 e 98125-0937
Morador pode reaver documentos perdidos

O Centro Integrado de Cidadania (CIC), também conhecido como Casa do Cidadão, disponibiliza aos moradores da capital um arquivo com documentos perdidos que podem ser recuperados pelos donos.
A pessoa que estiver nessa situação, poderá acessar Documentos Perdidos e verificar se seu documento foi encontrado. Se algum documento da pessoa estiver na lista será necessário ir à Casa do Cidadão para reavê-lo.
A lista é atualizada à medida em que os documentos perdidos são entregues.
As pessoas que encontrarem documentos perdidos também podem levá-los ao CIC. Essa é uma forma de exercer a cidadania ao garantir a oportunidade para os donos recuperá-los.
Última atualização em 28/07/2020, às 17h01
Emissão da Carteira de Identidade

O atendimento para emissão da Carteira de Identidade na Casa do Cidadão acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, por meio de agendamento prévio.
O agendamento é feito no site disponibilizado pela Polícia Civil do Espírito Santo em www.agenda.es.gov.br a partir das 8h. O morador deve seguir os passos solicitados, como escolher a categoria (Carteira de Identidade) e a unidade (cidade de interesse), verificar a oferta de vagas, dias e horários.
Para a retirada do documento, o horário é das 13h às 16h, de segunda a sexta-feira, e não é preciso agendar.
A emissão da 1ª via da Carteira de Identidade passou a ser um serviço gratuito em todo o território nacional conforme a Lei Federal 12.687/2012. No entanto, a cobrança (pagamento da taxa DUA) para a emissão da 2ª via do documento ainda é válida, de acordo com a legislação de cada Estado.
São necessários os seguintes documentos para solicitar a 1ª via
- Certidão de Nascimento ou de Casamento (original ou cópia autenticada), de acordo com o estado civil. Em caso de divórcio, apresentar Certidão de Casamento com averbação de divórcio (original ou cópia autenticada);
- Comprovante de residência.
Somente são solicitadas fotos para crianças menores de cinco anos ou quando não for possível coletar a digital de forma eletrônica. Neste caso, será solicitada uma foto 3x4 recente (menos de seis meses), com fundo branco. Para todos os outros casos, a foto será feita no próprio setor de emissão da Carteira de Identidade.
Não é obrigatório, mas levando o documento original nas formas física ou impressa, serão acrescentados à Identidade, conforme Decreto de Federal 9.278, de 5 de fevereiro de 2018, os seguintes números
- Número do CPF;
- Número do NIS, PIS e Pasep;
- Número do Cartão Nacional de Saúde;
- Número do Título de Eleitor;
- Número do documento de identidade profissional expedido por órgão ou entidade legalmente autorizado;
- Número da Carteira de Trabalho e Previdência Social;
- Número da Carteira Nacional de Habilitação;
- Número do Certificado Militar;
- Tipo sanguíneo e Fator RH;
- As condições específicas de saúde cuja divulgação possa contribuir para preservar a saúde ou salvar a vida do titular;
- Nome social.
Atenção: não serão aceitos documentos virtuais ou em aplicativos de celular.
Para pedir a 2ª via, é preciso apresentar
- Certidão de Nascimento ou de Casamento (original ou cópia autenticada), de acordo com o estado civil. Em caso de divórcio, apresentar Certidão de Casamento com averbação de divórcio (original ou cópia autenticada);
Estadual); - Comprovante de residência;
- Pagamento da taxa DUA, no valor de R$ 73,03 (reajustado anualmente pelo VRTE - Valor de Referência do Tesouro;
- Levando o documento original, o número do CPF será acrescentado à Identidade.
Somente são solicitadas fotos para crianças menores de cinco anos ou quando não for possível coletar a digital de forma eletrônica. Neste caso, será solicitada uma foto 3x4 recente (menos de seis meses), com fundo branco. Para todos os outros casos, a foto será feita no próprio setor de emissão da Carteira de Identidade.
Observações sobre os documentos necessários
Os documentos apresentados devem estar em bom estado de conservação, legíveis e dentro do prazo de validade. Não serão aceitos documentos rasgados, com rasuras, etc;
Não serão aceitas cópias autenticadas reduzidas da Certidão Nascimento/Casamento;
Carteira de Trabalho ou o contracheque para solicitar isenção do pagamento da taxa, que é garantida pela Lei 5.181/96, para quem está desempregado ou tem vencimentos de até três salários mínimos.
De acordo com a Lei Estadual 9.795/2012, quem foi furtado ou roubado também terá a isenção da taxa desde que apresente o Boletim de Ocorrência que pode ser feito em qualquer Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) ou Delegacia Online
Avenida Maruípe, 2.544, Itararé - Ver no mapaFuncionamento de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas
Telefone: (27) 3382-5484 e 98125-0937
Última atualização em 16/08/2023, às 17h24
Carteira Digital CIPTEA
A emissão da Carteira Digital de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) é um direito previsto pela Lei Federal Romeo Mion - 13.977/2020, com o objetivo de facilitar a identificação e favorecer o acesso de autistas nos serviços públicos e privados, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social. O documento é gratuito e pode ser requerido pelo interessado ou por seu representante legal.
A solicitação pode ser feita por meio do site http://carteirinhaapp.vitoria.es.gov.br ou pelo aplicativo Vitória Online, seguindo o passo a passo:
- Opção Carteirinhas - Solicitar um novo documento - Registro do Autista - Quero Solicitar - adicionar dependente e anexar os documentos solicitados.
A Carteira é digital, mas pode ser impressa, caso deseje.
Se ainda existir alguma dificuldade neste processo, pode se dirigir à Casa do Cidadão para ser auxiliado(a).
Documentos que deverão ser apresentados e/ou anexados
- Requerimento devidamente preenchido e assinado pelo interessado ou pelo seu representante legal (link do requerimento disponível no site ou app);
- Relatório médico (neurologista, psiquiatra, pediatra) com o diagnóstico e CID 10 F84; ou Carteirinha da AMAES; ou Relatório/Declaração de acompanhamento da APAE/AMAES contendo diagnóstico e CID 10 F84;
- Certidão de nascimento ou documento de identidade e CPF, do interessado, e se for o caso, do representante legal;
- Comprovante de endereço atualizado, sendo que o interessado deverá residir no Município de Vitória;
- Foto 3x4 recente.
Como solicitar
- On line em http://carteirinhaapp.vitoria.es.gov.br;
- Presencialmente na Casa do Cidadão de segunda a quinta, das 9 às 16 horas.
Onde fica a Casa do Cidadão
Avenida Maruípe, 2.544, Itararé - Ver no mapaFuncionamento de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas
Telefone: (27) 3382-5484 e 98125-0937
Última atualização em 05/09/2023, às 13h01
Carteira de Trabalho Digital

Para obter a Carteira de Trabalho Digital, basta ao interessado ir à Casa do Cidadão levando apenas o Cadastro de Pessoa Física (CPF), entre segunda e sexta-feira, no período de 8h às 17h. Não é preciso agendamento prévio. O procedimento leva alguns minutos e o morador recebe na hora o número do documento virtual, que é o do seu CPF.
Caso o morador opte ele mesmo em fazer o documento pela Internet, será preciso baixar o aplicativo "Carteira de Trabalho Digital", usando o celular ou o tablet (versão para Android e iOS). Pelo computador (versão Web), será necessário criar uma conta autenticada no site www.gov.br/trabalho e seguir o passo a passo apresentado.
Avenida Maruípe, 2.544, Itararé - Ver no mapaFuncionamento de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas
Telefone: (27) 3382-5484 e 98125-0937
Última atualização em 16/08/2023, às 17h25
Sine de Vitória
Trabalhadores e empregadores são os públicos-alvo da Agência Municipal do Trabalhador (AMT), que realiza a intermediação de mão de obra, isto é, o cruzamento da necessidade de preenchimento de uma vaga de emprego com a de um trabalhador que procura por uma colocação no mercado de trabalho. O Sine de Vitória funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
Agendar atendimento
O atendimento poder ser feito por meio do agendamento on-line no endereço https://agendamento.vitoria.es.gov.br/
Onde fica
Avenida Maruípe, 2.544, Itararé - Ver no mapaFuncionamento: segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas
Telefone: (27) 3382-5310
Última atualização em 05/05/2021, às 17h34
Casa do Cidadão tem atendimento para mulheres vítimas de violência
Núcleo de Defesa da Mulher (Nudem)
Atendimento pelo poder executivo de mulheres em situação de violência doméstica.
Endereço: Avenida Maruípe, 2.544, 3º piso, bloco A, Itararé - Ver no mapaTelefone: (27) 3382-5516
1ª Vara Especializada em Violência Doméstica
A Vara é responsável por apreciar os inquéritos policiais, conceder medidas protetivas e decidir sobre prisões em flagrante baseadas na Lei Maria da Penha. A Vara atende os requerimentos encaminhados pelo Núcleo de Defesa da Mulher (Nudem), Delegacia Especial de Atendimento a Mulher (Deam) ou pelo Ministério Público, por meio da Promotoria da Mulher.
Endereço: Avenida Maruípe, 2.544, 3º piso, bloco A, Itararé - Ver no mapaTelefone: (27) 3235-8475
Última atualização em 26/03/2019, às 16h08
Casamento Legal - Regularização de situação conjugal

O Casamento Legal possibilita que pessoas de baixa renda tenham acesso ao casamento civil, orientando-as sobre seus direitos e encaminhando-as para os cartórios competentes.
Quem pode requerer?
O munícipe de Vitória, desde que a renda seja inferior a três salários mínimos.
Quais são os documentos necessários?
Para todos os casos
- Carteira de Identidade (RG);
- CPF;
- Carteira de Trabalho;
- Contracheque;
- Comprovante de residência.
Se você é solteiro
- Certidão de nascimento recente, com até seis meses de emissão antes da entrada no cartório.
Se você é divorciado
- Certidão de casamento com averbação do divórcio recente, com até seis meses de emissão antes da entrada no cartório;
- Cópia da sentença de separação ou divórcio em que conste ou não a partilha de bens.
Se você é viúvo
- Certidão de Casamento recente, com até seis meses de emissão;
- Certidão de Óbito recente, com até seis meses de emissão.
Os documentos devem ser originais, legíveis e em bom estado de conservação. Na falta de qualquer um dos documentos exigidos, o cidadão deve providenciar a segunda via antes de dar entrada no cartório.
Onde eu posso conseguir os documentos necessários?
- Para a sentença de divórcio, o cidadão deve procurar a Defensoria Pública Estadual para requerer a cópia na Vara responsável (informações: 129);
- É possível solicitar gratuitamente a segunda via da Certidão de Nascimento ou casamento com averbação de divórcio e Carteira de Identidade na Casa do Cidadão (3382-5484);
- O CPF é feito pela Receita Federal ou pelos Correios.
Quais são os cartórios credenciados para casa região?
-
Cartório Goiabeiras (antigo Amorim) Regionais VI (Continental) e VIII (Jardim Camburi)
Av. Fernando Ferrari, 470 - Goiabeiras Tel.: (27) 3019-0049 -
Cartório Sarlo Regionais , III (Bento Ferreira/Jucutuquara), IV (Maruípe), V (Praia do Canto)
Av. Nossa. Senhora. Da Penha, 549, Loja 01, Ed. Wilma - Santa Lúcia Tel.: (2124-9500) / (27) 2124-9501 / (27) 2124-9405 -
Cartório da 2ª Zona Judiciária de Vitória (antigo Zilma Figueira)
Av. Nair Azevedo Silva, 450, sala 21. Referência: Em frente a Rodoviária Vitória - ES, 29031-300 Tel: (27) 3223-8419
Em caso de dúvida, procurar a Casa do Cidadão, no horário das 08h às 17h, ou entrar em contato pelo telefone 3382-5484.
Onde fica
Avenida Maruípe, 2.544, Itararé - Ver no mapaFuncionamento de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas
Telefone: (27) 3382-5484 e 98125-0937
Última atualização em 05/09/2023, às 13h02
Atestado de antecedentes é emitido pela Polícia Civil
O atestado de antecedentes é emitido tanto para os que possuem identidade emitida no Estado, quanto para os de outro Estado.
O documento está disponível on-line, no site da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).
Na Casa do Cidadão, ou Centro Integrado de Cidadania, este documento pode ser retirado no Telecentro que fica no mesmo endereço. Para isso, basta apresentar a Carteira de Identidade.
Caso o requerente não consiga a emissão do documento on-line pelo motivo de dados inconsistentes, ele deverá comparecer à Casa do Cidadão portando um documento de identificação com foto e sua cópia simples para emissão pela Polícia Civil.
Onde fica
Avenida Maruípe, 2.544, Itararé - Ver no mapaFuncionamento de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas
Telefone: (27) 3382-5484 e 98125-0937
Última atualização em 05/09/2023, às 13h03
Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência - CRAMSV
O Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAMSV) é um serviço da Prefeitura Municipal de Vitória, realizado por intermédio da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid), cujo objetivo é prevenir e reduzir a violência doméstica, familiar e de gênero por meio de equipe psicossocial.
Desde 2016, o serviço é prestado de forma articulada com a rede socioassistencial e meios jurídicos, com issotrabalha as dimensões das relações violentas tanto com as vítimas quanto com a outra parte envolvida. O trabalho visa fortalecer os mecanismos psicológicos e sociais para que a mulher possa enfrentar e superar a situação de violência, como também, receber informações para a garantia de seus direitos.
Não há necessidade de agendamento prévio para o primeiro atendimento, contudo também é oferecido o agendamento on-line.
Onde fica
Casa do CidadãoAvenida Maruípe, 2.544, Itararé - Ver no mapa
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas
Telefones: (27) 3382-5391 e 98125-0138
Última atualização em 30/06/2023, às 18h06
Procon Vitória - Órgão funciona na Casa do Cidadão

Como proceder
O consumidor deve levar documentos pessoais, comprovante de residência (em nome do reclamante, não pode estar em nome de terceiros) e comprovantes da reclamação, como nota fiscal, contrato, ordem de serviços, entre outros.
Para reclamações em nome de outra pessoa
Se a reclamação for feita em nome de outra pessoa, é necessário apresentar uma procuração simples, que não precisa ser registrada em cartório, com a cópia simples dos documentos pessoais do reclamante.
Onde fica
Avenida Maruípe, 2.544, 1º piso, bloco A, Itararé (Casa do Cidadão) - Ver no mapaHorário de funcionamento:de segunda a sexta-feira, 8 às 18 horas
Como agendar atendimento:
- Internet: Portal da prefeitura em https://agendamento.vitoria.es.gov.br
- Telefone: 156, de segunda a domingo, das 6 horas à meia-noite, incluindo feriados.
Última atualização em 30/04/2021, às 22h05