Notícias
Vitória recebe caminhada neste domingo (6) em prol da conscientização do autismo
Publicada em 06/04/2025, às 17h15 | Atualizada em 06/04/2025, às 17h20
Por Poliana Lagares (plbarbosaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Poliana Lagares
Neste domingo (06), a Praia de Camburi foi palco de mais uma edição da Caminhada pela Conscientização do Autismo, promovida pela AMAES (Associação dos Amigos dos Autistas do Espírito Santo) em parceria com a Prefeitura de Vitória. Com o tema "Empatia: Hoje e Sempre", o evento recebeu um público estimado de sete mil pessoas e busca reforçar a importância da inclusão e do respeito às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O percurso foi uma oportunidade para mobilizar a sociedade sobre a necessidade de compreensão e apoio às pessoas autistas, além de incentivar a construção de uma sociedade mais inclusiva.
Ao final da caminhada, os participantes foram recepcionados com uma programação especial voltada para o público infantil e familiar. Entre as atrações estiveram brinquedos infantis, pintura de rosto e distribuição de picolé, algodão doce, pipoca, água e refrigerante. A ideia foi proporcionar um ambiente acolhedor e lúdico, onde crianças e adultos puderam interagir e vivenciar o significado prático da empatia.
"Este é um evento de conscientização, de empatia, de acohimento, de trazer as famílias para perto. A Orla de Camburi virou um mar azul. O autismo é uma causa importantíssima. e a PMV está sempre ao lado de quem mais precisa", afirma o prefeito de Vitoria, Lozendo Pazolini.
A importância da empatia na inclusão
O tema deste ano, "Empatia: Hoje e Sempre", ressalta a necessidade de exercitar essa habilidade em todas as relações sociais. A empatia é fundamental para o fortalecimento do respeito à diversidade e para a garantia de direitos das pessoas autistas.
A Caminhada pela Conscientização do Autismo faz parte das atividades do Abril Azul, mês dedicado à sensibilização sobre o autismo em todo o mundo. A iniciativa tem como objetivo ampliar a discussão sobre o tema e envolver cada vez mais pessoas na construção de um futuro mais igualitário e acessível.