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Porta a Porta: PMV alcança de forma inédita 200 viagens no sistema

Publicada em 27/03/2025, às 00h00 | Atualizada em 27/03/2025, às 19h10

Por Michelle Moretti (msmorettieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Marcos Salles
Entrega dos veículos do Programa Porta à Porta
Porta a Porta registrou a realização de 200 viagens em um único dia. (ampliar)

Os usuários do serviço Porta a Porta, que facilita o dia a dia dos cadeirantes em Vitória, têm motivos para comemorar. Pela primeira vez, o sistema registrou a realização de 200 viagens em um único dia, marca histórica que simboliza o fortalecimento de uma política pública construída com escuta, investimento e compromisso com a cidadania.

O serviço, ofertado gratuitamente pela Prefeitura de Vitória, é voltado a moradores da capital com deficiência física permanente que utilizam cadeira de rodas. Ele garante transporte seguro e adaptado para deslocamentos relacionados à saúde, educação, trabalho e lazer, todos os dias, das 4h à meia-noite, inclusive aos finais de semana e feriados.

Atualmente, 484 pessoas são atendidas pelo Porta a Porta, e a expectativa é de alcançar 500 usuários até o fim deste ano. O crescimento constante da base de beneficiários reflete a confiança da população no serviço, bem como sua importância no cotidiano de quem precisa.

"Hoje realizamos uma reunião na Câmara de Vereadores, dentro da nossa programação mensal, que alterna encontros entre a Secretaria de Trânsito e a Câmara. Nessas reuniões, temos contado com a participação de cadeirantes e outros usuários do sistema, o que é fundamental para entendermos, na prática, as necessidades do dia a dia e buscarmos evoluir na qualidade do atendimento. Já estamos trabalhando em melhorias no sistema, com foco no uso de tecnologias que facilitem o acesso e ampliem a inclusão. Além disso, novas pautas estão surgindo, como a discussão sobre a implantação de táxis acessíveis, sempre com o objetivo de avançar na mobilidade e garantir mais dignidade para as pessoas com deficiência, destacou Alex Mariano, Secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana.

Frota ampliada e mais acessível

A frota também evoluiu. Hoje, o Porta a Porta conta com:

  • 3 vans com capacidade para 4 lugares
  • 4 vans com capacidade para 3 lugares
  • 5 veículos modelo Spin, ideais para locais de difícil acesso, todos adaptados para transportar uma pessoa com total segurança e conforto.
  • Essa ampliação representa mais do que números: é um passo concreto na direção da autonomia, dignidade e inclusão social dos usuários.

Evolução e crescimento

O número de novos usuários também vem crescendo ano após ano:

Em 2022, foram 16 novos cadastros;

Em 2023, o número subiu para 23;

Já em 2024, 15 novos usuários foram incluídos até o momento.

Em relação ao volume de atendimentos, o salto é notável: em agosto de 2022, o pico diário foi de 102 viagens. Já em outubro de 2023, esse número saltou para 146. Agora, com o novo recorde de 200 viagens em um único dia, o serviço consolida seu papel essencial na mobilidade urbana de Vitória.

Como funciona

Para ter acesso ao Porta a Porta, é necessário:

Ser morador de Vitória

Ser cadeirante com laudo médico (CID)

Passar por perícia da Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran)

O agendamento das viagens pode ser feito pelo aplicativo Vitória Online, pelo Portal de Serviços da PMV ou pelo Fala Vitória 156. O serviço é regulamentado pelo Decreto 17.357/2018.

Plantão e atendimento

Plantão de atendimento: (27) 98125-0970

Horário para usuários cadastrados: 4h às 24h

Atendimento ao público geral: 8h às 17h

Com a marca inédita de 200 viagens diárias, o Porta a Porta reafirma seu papel como um dos pilares da política de acessibilidade de Vitória, promovendo não apenas deslocamentos, mas também liberdade, participação e cidadania.


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