Notícias

Pequenos cientistas: projeto desperta criatividade em crianças do Cmei Odila Simões

Publicada em 17/04/2025, às 00h00 | Atualizada em 17/04/2025, às 15h12

Por José Carlos Schaeffer (jcschaeffereira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Projeto incentiva descobertas com crianças do CMEI Odila Simões
Projeto Pequenos cientistas fazem grandes descobertas" desenvolvido com crianças do Cmei Odila Simões. (ampliar)

O projeto "Pequenos cientistas fazem grandes descobertas" tem ensinado e encantado crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Odila Simões, que fica cem Santa Tereza, com experiências científicas divertidas e cheias de descobertas. A proposta é incentivar a curiosidade e a criatividade desde cedo, tornando a ciência parte do dia a dia da educação infantil. Com atividades práticas, contato com a natureza e muita imaginação, os pequenos são convidados a explorar o mundo ao seu redor de forma lúdica e significativa.

A abertura do projeto foi planejada coletivamente pela equipe gestora, com o objetivo de apresentar experiências científicas de forma divertida, incentivando os educadores a manterem essa proposta ao longo do ano. A programação contou com atividades dinâmicas como o Show da Luna, um desfile de cientistas e oficinas interativas, promovendo o encantamento das crianças. Foi um dia super especial, os dois turnos trouxeram a ciência de forma divertida e empolgante para as turmas.

Foto Divulgação
Projeto incentiva descobertas com crianças do CMEI Odila Simões
Projeto Pequenos cientistas fazem grandes descobertas" desenvolvido com crianças do Cmei Odila Simões. (ampliar)

Para fortalecer ainda mais a proposta, a primeira formação do ano para os servidores ocorreu na Praça da Ciência, ampliando o repertório de práticas científicas. A pedagoga Fernanda Sales Gomes destacou que, na Educação Infantil, as crianças se tornam pequenas exploradoras, e a ciência passa a ser uma grande aliada no processo de aprendizagem. "A cada dia, vivemos uma nova aventura cheia de descobertas", afirmou. 

Já a professora de Educação Especial, Lidiane do Espírito Santo Trancho, reforçou a relevância do projeto ao valorizar o ensino de ciências desde os primeiros anos. "É fundamental aproveitar a curiosidade natural das crianças para promover o aprendizado e o desenvolvimento de habilidades essenciais. A iniciativa mostra como a ciência pode ser acessível, encantadora e transformadora desde cedo", concluiu.


Voltar ao topo da página