Notícias

Museu do Negro recebe lançamento de livro que trata de racismo e religiosidade

Publicada em 14/11/2017, às 15h50 | Atualizada em 14/11/2017, às 15h51

Por Matheus Thebaldi (mgthebaldieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Elizabeth Nader
Museu do Negro Mucane
Obra de Edson Bomfim será lançada no Museu Capixaba do Negro

O Museu Capixaba do Negro (Mucane) recebe, nesta terça-feira (14), às 19 horas, o lançamento do livro "Ensaios sobre Religiosidade, Racismo, Educação e Laicidade", de Edson Bomfim.

A obra é resultado de diversos estudos, mais especificamente da disciplina de pós-graduação "Antropologia das Religiões", com a qual o autor entrelaça com o debate filosófico, dialogando com uma abordagem sobre a realidade em Xavier Zubiri.

"Trabalhamos o papel da religiosidade no interior da sociedade, especificamente a brasileira, e as diversas conversões sociais que disseminaram uma grande diferenciação religiosa, sendo essas diretamente relacionadas ao fator étnico de cada região. Na segunda parte, tratamos da questão da educação e da necessidade de maior investimento na educação para a superação de preconceitos, racismo e outras formas de discriminação, destacando o papel desenvolvido pelas religiões na direção do Estado e o papel deste como um estado laico, onde a laicidade não é devidamente exercida", explicou o escritor.

Para Edson, o racismo no Brasil é estrutural e se dissemina em todos os setores da sociedade. "Temos a pretensão de sempre individualizar a prática desse crime, assim esse crime é perpetrado a todo instante, mas, como buscamos (enquanto sociedade) dissimulá-lo em ações individualizadas, terminamos por não atacar este de forma a superá-lo".

Segundo ele, o papel histórico que as religiões de origem judaico-cristã têm no País não pode ser esquecido. "Não podemos deixar de constatar que, para o seu crescimento, sistematicamente buscou-se atacar outras formas de religiosidade, assim, partindo da sua influência no interior do Estado, sempre criminalizou e dificultou o exercício de outras religiosidades. Temos uma sociedade que busca o tempo todo se desfazer da presença negra, nos seus aspectos culturais e religiosos, e que nas últimas décadas tais ataques vêm crescendo sistematicamente".

Por ser um trabalho de produção independente, o livro está sendo comercializado no valor de R$ 30, podendo ser adquirido através do email bomfimedson@gmail.com ou bomfim_edson@hotmail.com e ainda pelo telefone (27) 99823-3633.


Voltar ao topo da página