Notícias

Dia do Laço Branco quer sensibilizar homens pelo fim da violência contra mulher

Publicada em 01/12/2022, às 13h55 | Atualizada em 01/12/2022, às 14h01

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Igualdade de gênero
  • Redução das desigualdades

Elizabeth Nader
Campanha do Laço Branco na Praça Costa Pereira

Uma manhã especial, com apresentações de música e poesia e diferentes atividades, vai sensibilizar e envolver homens nas ações pelo fim da violência contra as mulheres. Assim será a Campanha do Laço Branco, nesta terça-feira (6), na Praça Costa Pereira, que levará abordagens educativas e serviços da Prefeitura de Vitória para as pessoas que circulam pelo local.

A ação marca o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres e integra os "16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres", campanha que em Vitória é conduzida pela Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid). A ideia é promover uma maior consciência sobre o tema e conquistar o engajamento de homens de todas as faixas etárias na construção de uma cultura cidadã de direitos humanos. Neste dia, os homens que aderirem à causa receberão o tradicional laço branco.

"Queremos conversar diretamente com os homens e sensibilizá-los para esta causa, que é importante para toda a sociedade. A violência afeta a todos, a toda a família, e todos sofrem: mulheres, homens e filhos", diz o secretário de Cidadania e Direitos Humanos, Marcello Rodrigues. Segundo ele, é importante que os homens conheçam a rede de proteção às mulheres vítimas de violência em Vitória, saibam como ajudar essas mulheres e como acionar os canais de denúncia.

Participarão da ação equipes do programa Maria da Penha Vai à Cidade e Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Cramsv), ambos da Semcid. E várias áreas da Prefeitura estão envolvidas. A Assistência Social estará presente com equipes do CentroPop, Creas e do Cras, além de participantes do Centro de Convivência da Terceira Idade do Centro, que farão uma apresentação cultural. A Saúde vai participar com equipes das Unidades de Saúde de Vitória e da Fonte Grande. 

Além disso, a ação conta com a participação e o apoio do Tribunal de Justiça, do Ministério Público Estadual - com o Núcleo de Enfrentamento às Violências de Gênero em Defesa dos Direitos das Mulheres (Nevid) -, do Fórum de Homens Capixabas pelo Fim da Violência, da Escola Estadual Gomes Cardim (que levará uma turma de alunos para uma apresentação musical), a Associação Alef Bet, também com apresentação musical, e o projeto Fazendo Arte, que realizará uma apresentação de poesias.

16 Dias de Ativismo

A campanha "16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres" é realizada todos os anos, em diversos países. A cor laranja, que representa a campanha internacional, chama a atenção do público em todos os eventos da campanha.

Criados em 1991, os 16 Dias de Ativismo começam celebrando o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, em 25 de novembro. No Brasil, a campanha encampou ainda o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, também conhecido como o Dia do Laço Branco, em 6 de dezembro.

Em todo o mundo, os 16 Dias são encerrados no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Serviço
Campanha do Laço Branco
Atividades culturais e abordagens com entrega de material informativo e laços brancos para os homens que circulam pelo Centro de Vitória.
Data: 06/12 - Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres
Horário: das 9h às 13h
Local: Praça Costa Pereira, no Centro de Vitória.


Voltar ao topo da página