Notícias
Dia do Laço Branco pelo fim da violência contra mulheres agita Centro de Vitória
Publicada em 06/12/2022, às 15h20 | Atualizada em 06/12/2022, às 15h38
Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Quem circulou pela Praça Costa Pereira, na manhã desta terça-feira (6), percebeu uma movimentação muito especial, com as ações realizadas pelo Dia do Laço Branco. A manhã ensolarada contou com música e poesia e abordagens para sensibilizar e envolver homens de todas as idades pelo fim da violência contra as mulheres.
Os relatos das pessoas abordadas eram de total apoio à campanha. "A mulher tem direito de viver, trabalhar, fazer esportes, se divertir e fazer as próprias escolhas. Os homens precisam respeitar a mulher e, se têm problemas, precisam procurar resolvê-los da maneira certa, que não é com violência", disse o taxista Cleosson Braga. "Precisamos buscar a paz entre todas as pessoas. Nossa sociedade precisa saber respeitar as mulheres", disse o mestre Edu, morador da Piedade, presidente honorário do Instituto Raízes.
O secretário de Cidadania e Direitos Humanos, Marcello Rodrigues, participou das abordagens no Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. "Esta causa é de todos nós, é de toda a sociedade. É importante que os homens conheçam a rede de proteção às mulheres vítimas de violência em Vitória, saibam como ajudar essas mulheres e como acionar os canais de denúncia", disse.
A Roda de Conversa promovida pelo Cramsv em plena praça foi muito aplaudida, assim como a apresentação da poesia Conto de Fadas, por Julia Ramos.
"Precisamos mobilizar toda a sociedade, principalmente os homens, para refletir, romper comportamentos machistas e entrar conosco nessa luta pelo fim da violência contra as mulheres. Violência contra a mulher é crime", disse Renata Segovia, gerente de Direitos Humanos da Semcid.
Participaram da ação equipes do programa Maria da Penha Vai à Cidade e Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Cramsv), ambos da Semcid. E de várias áreas da Prefeitura, como Assistência Social; Saúde e Guarda.
16 Dias de Ativismo
A campanha "16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres" é realizada todos os anos, em diversos países. A cor laranja, que representa a campanha internacional, chama a atenção do público em todos os eventos da campanha. Criados em 1991, os 16 Dias de Ativismo começam celebrando o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, em 25 de novembro.
No Brasil, a campanha encampou ainda o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, também conhecido como o Dia do Laço Branco, em 6 de dezembro. E em todo o mundo, os 16 Dias são encerrados no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.