Notícias
Conselho de Políticas Urbanas elege representantes de Goiabeiras e Maruípe
Publicada em 16/11/2022, às 17h50 | Atualizada em 16/11/2022, às 17h53
Por Deyvison Longui, com edição de Andreza Lopes

Chegou a vez das regiões administrativas de Goiabeiras e de Maruípe elegerem seus representantes para o Conselho Municipal de Política Urbana (CMPU), órgão ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec). Os novos participantes vão ajudar a Prefeitura de Vitória nas discussões do planejamento e da gestão urbana da cidade nos próximos três anos, entre 2022 e 2025.
Os encontros estão marcados para as 19 horas em locais estratégicos para a participação popular (veja abaixo). Os interessados em concorrer as vagas de Conselheiro, bem como os votantes, deverão apresentar no dia da assembleia documento de identificação com foto e comprovante de residência.
Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (27) 3135-1085 ou diretamente na Secretaria Executiva do CMPU, que funciona na sala 301 do Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac), localizado na rua Vitório Nunes da Motta, 220, na Enseada do Suá, na capital, no período das 9h às 17h.
"O Conselho é um órgão extremamente importante. E é nesse fórum que a gente discute o planejamento e a gestão urbana da nossa cidade. Além dos processos que tramitam, que dependem de um olhar do conselheiro, para uma decisão da lei, do plano diretor e de outras demandas, é no CMPU que conseguimos trabalhar, tratar e refletir a cidade que a gente quer, o futuro, questões da agenda atual", destacou a secretária da pasta em exercício, Anna Claudia Dias Peyneau.
Ainda segundo a secretária, quanto mais qualificado for esse Conselho, mais capacidade haverá de discutir com diversos representantes questões relacionadas ao uso e ocupação do solo, a mobilidade, grandes empreendimentos, a relação entre as áreas de moradias e as comerciais, e lidar com todos os desafios que existem na gestão urbana de uma cidade.
O que é o Conselho
O Conselho Municipal de Políticas Urbanas (CMPU), composto por representantes do setor produtivo, das comunidades e do poder público, é a instância de manifestação quanto às dúvidas e recursos relativos à legislação urbanística de Vitória, o Plano Diretor Urbano (PDU).
O CMPU se manifesta quanto a pedidos de recurso relacionados à aplicação da lei, as decisões da Comissão Técnica para Análise de Impacto Urbano (CTA) e à aprovação de Estudos de Impacto de Vizinhança (EIV), funcionando como segunda instância nesses casos.
Datas das Assembleias Territoriais
Região 6
Bairros: Goiabeiras, Antônio Honório, Segurança do Lar, Solón Borges, Maria Ortiz, Jabour, Aeroporto.
Data: 16 de Novembro, quarta-feira, às 19h.
Local: Emef Marechal Mascarenhas de Moraes, Avenida Jerônimo Vervloet, 560, em Maria Ortiz.
Região 4
Bairros: Tabuazeiro, Maruípe, São Cristóvão, Santa Cecília, Santos Dumont, Andorinhas, Santa Martha, Joana D´Arc, São Benedito, Bonfim, Bairro da Penha, Itararé.
Data: 17 de Novembro, quinta-feira, às 19h.
Local: Casa do Cidadão, Avenida Maruípe, 2544, em Itararé.