Notícias

Centro Pop promove evento sobre combate à tuberculose neste sábado (29)

Publicada em 28/03/2025, às 00h00 | Atualizada em 28/03/2025, às 15h48

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Erradicação da pobreza
  • Saúde e bem-estar
  • Redução das desigualdades
  • Parcerias e meios de implementação

Imagem divulgação
Pessoa tossindo é sinal de tuberculose

Fechando o mês que é marcado pelo Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado em 24 de março, o Centro de Referência para Pessoa em Situação de Rua (Centro Pop) Continental realiza, neste sábado (29), o Dia D. a ação visa conscientizar sobre a doença e os esforços para eliminá-la. Durante toda a manhã, serão realizadas atividades de orientação sobre a Tuberculose, coleta de material para exame, testes rápidos e vacinação em geral.

O Dia D no Centro Pop Continental faz parte da programação que conta com atividades que alertam sobre os riscos dessa doença infecciosa que afeta principalmente os pulmões e, principalmente, sobre a importância da continuidade do tratamento. A coordenadora do espaço, Elisabeth Bretas, frisa que a ação é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), 

A coordenadora geral dos Centros Pop de Vitória, Gabriela Gilles, destacou que o Dia D da Tuberculose é mais uma garantia do direito ao acesso a serviços de Saúde, além de promover a cultura da prevenção e cuidados com a saúde.

"Levar a ação para dentro dos nossos espaços é assegurar aos nossos munícipes em situação de rua o direito à Saúde e dar aos nossos trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social (Suas) a proteção de que precisam no exercício de suas funções", comentou a coordenadora geral dos Centros Pop.

Para a secretária de Assistência Social de Vitória, Soraya Manato, todos os esforços devem ser feitos para garantir aos munícipes em situação de rua o acesso às políticas públicas. "A Assistência Social precisa da união de outras políticas públicas para o enfrentamento das demandas e garantia dos direitos, também, para esta parcela da população", enfatizou ela.


Voltar ao topo da página