Notícias

Artesã da Inclusão Produtiva faz sucesso na feirinha da Arena Procon Vitória

Publicada em 18/01/2019, às 12h53

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Guiomedce Paixao
UIP
Hellen montou um ateliê em sua própria casa, onde faz seus produtos para vender
Guiomedce Paixao
UIP
Hellen faz parte do Serviço de Inclusão Produtiva da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas)

As bolsas de silicone, uma tendência da moda neste verão, chamam a atenção dos visitantes da Arena Procon Vitória, na praia de Camburi. As sacolas são criações da artesã Hellen Jekel, que expõe no local às sextas-feiras, aos sábados e domingos, das 18 às 22 horas.

Como outros expositores da Feirinha de Verão, Hellen faz parte do Serviço de Inclusão Produtiva da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Foi por meio do serviço que aprendeu a confeccionar as bolsas e outros produtos e adquiriu as máquinas próprias.

"Fiz meu primeiro curso de costura no início do ano passado, indicada pelas equipes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Com o pessoal da Inclusão Produtiva, além da capacitação, tive assessoramento sobre empreendedorismo e plano de negócios e, hoje, tenho o acompanhamento deles para não perder o foco e para meu trabalho crescer", contou Hellen.

Experiência

Ela começou produzindo sacolas de tecidos variados, bolsinhas, porta-moedas e fivelas de cabelo, além de fazer consertos e reformas de roupas.

Em menos de um ano, a vida de Hellen mudou completamente: já levou as bolsas para a Feira ArteSanto, a primeira experiência como expositora, para o Mercado São Sebastião e para o Shopping Vitória.

"Passei um período muito difícil, mas hoje, além de ter uma renda e de poder sonhar, ganhei autoestima e alegria de viver", conta.

Ateliê

Tão colorido quanto o espaço da Feirinha de Verão da Arena Vitória é o ateliê de Hellen, na casa onde mora, em Jucutuquara. Lá ela consegue trabalhar e ainda cuida da casa e dos filhos, Luíza e Theylor, gêmeos de 6 anos de idade.

"Eu não podia ficar fora de casa o dia inteiro, como as pessoas que têm um emprego. Vender bolsas foi a solução que encontrei para conciliar a vida em família com o trabalho", conta.

Serviço
Feira de Verão da Arena Procon Vitória

Quando: até dia 3 de fevereiro
Local: praia de Camburi
Horário: das 18 às 22 horas
Entrada gratuita
Guiomedce Paixao
UIP
Expositora trabalha fazendo seus produtos e também cuida dos filhos gêmeos
Guiomedce Paixao
UIP
Hellen está comercializando as bolsas de silicone na Arena Vitória Verão

Voltar ao topo da página