Notícias
Alimentação escolar: equipes da Educação de Vitória esclarecem dúvidas de famílias
Publicada em 17/04/2025, às 00h00 | Atualizada em 17/04/2025, às 16h57
Por José Carlos Schaeffer (jcschaeffereira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Com o objetivo de acolher e sanar dúvidas sobre a alimentação escolar, nos meses de fevereiro e março foram realizadas, pela Coordenação de Alimentação e Nutrição Escolar (Cane), diversas reuniões com pais de crianças que estão matriculadas nas unidades de ensino de Vitória. Ao todo, a ação foi realizada em 25 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei), e buscou fortalecer o diálogo entre famílias e a equipe responsável pela alimentação escolar.
As reuniões no início do ano letivo são fundamentais para informar os responsáveis sobre a Política Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), apresentando a legislação vigente, as práticas adotadas nas escolas e a importância de uma alimentação saudável desde a infância. Além disso, esclarecem dúvidas frequentes das famílias, como o motivo da não utilização de mamadeiras e a introdução gradual de alimentos conforme a faixa etária da criança.
Segundo a coordenadora da Cane, Mariana Zouain, a iniciativa foi pensada para trazer mais segurança às famílias no início da jornada escolar. "Explicamos de forma clara como a alimentação é oferecida, destacando a importância do desenvolvimento alimentar e da oralidade, a diferença entre os grupos quanto à consistência dos alimentos, os cardápios especiais e o período de adaptação das crianças. O retorno das unidades foi muito positivo, e percebemos o quanto esse diálogo contribui para aproximar as famílias da rotina escolar", afirmou.
Agricultura familiar
Para garantir ainda mais alimentos saudáveis aos 42 mil estudantes matriculados na rede municipal, quase 40% do orçamento municipal destinado à alimentação escolar é direcionado exclusivamente para a compra de produtos provenientes de agricultores familiares. Esses trabalhadores fornecem, diariamente, alimentos frescos e ricos em nutrientes nos cardápios dos Cmeis e Emefs de toda a rede.
Cardápio
Frituras, embutidos, refrigerantes, gorduras ou balas não integram os cardápios na rede municipal de ensino de Vitória, e há opções específicas para as crianças que apresentam restrições alimentares, como diabetes, intolerância à lactose e ao glúten. Entre as novidades do cardápio, está, inclusive, filé de tilápia.