Notícias

Festival da Torta Capixaba traz delícias da culinária e programação cultural

Publicada em 31/03/2015, às 12h14 | Atualizada em 01/04/2015, às 17h09

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


André Sobral
Festival de torta Capixaba
Festival da Torta Capixaba vai movimentar a Ilha das Caieiras na Semana Santa

A torta capixaba será a "menina dos olhos" na Ilha das Caieiras entre esta quinta-feira (2) e domingo (5), quando será realizado o 11º Festival da Torta Capixaba, sempre a partir das 10 horas. A programação cultural também promete agradar em cheio aos visitantes.

Abrindo o evento, nesta quinta (2), às 10 horas, Rapper Abelhão e a Casa da Juventude de São Pedro farão uma roda de rima. Às 14 horas, serão exibidos filmes sobre a Ilha das Caieiras, no Museu do Pescador, localizado na rua Felicidade Correa dos Santos, nº 1095. Durante o feriado, o local vai funcionar em horário especial, das 9 às 17 horas. 

De quinta a domingo, será exibido o filme "O dia da Torta Capixaba", das 9 às 17 horas. A produção foi realizada pelos alunos das escolas da Ilha das Caieiras e pelo projeto Narradores da Maré, que teve incentivo da Lei Rubem Braga.

Além disso, os visitantes podem apreciar a exposição "Caieiras, do Poente à Maré", do fotógrafo Yuri Barichivich, também no Museu do Pescador.

Cardápio

André Sobral
Festival da Torta Capixaba
Barracas padronizadas vão comercializar a torta capixaba durante o festival

Além do tradicional prato, o Festival da Torta Capixaba também vai oferecer vários cardápios produzidos a partir de frutos do mar, como moqueca capixaba, mariscada, casquinha de siri, bolinhos diversos e petiscos, entre outras delícias que representam o Espírito Santo.

Trinta barraqueiros oferecerão as delícias aos visitantes em barracas padronizadas, com a orientação dos técnicos da Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda (Semttre). Uma barraca oferecerá artesanatos típicos da região.

Tradição

Prato tradicional da culinária local, a torta capixaba é revestida de religiosidade. Mistura frutos do mar, bacalhau, cebola e palmito, ingredientes que compõem uma das riquezas da culinária de Vitória. 

O secretário municipal de Turismo, Trabalho e Renda, Leonardo Krohling, ressaltou que a Ilha das Caieiras apresenta experiências, crenças, costumes, produções artísticas e intelectuais que merecem ter os valores reconhecidos. "É o resgate de um espaço, de suas representações e da rica cultura local. O festival ganha uma expressão e enriquece toda uma região de destaque na cidade e que serve de referência aos moradores e turistas, servindo para atrair uma importante demanda", destacou Krohling.

Restaurantes

Além das barracas, os restaurantes da região também estão com atendimento e preparo especiais para a comercialização da torta capixaba na Semana Santa.

Matérias relacionadas

Torta capixaba será vendida no Galpão das Paneleiras em panelas de barro

Semana Santa: restaurantes da Ilha das Caieiras preparados para alta procura


Voltar ao topo da página