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Vitória inicia ano letivo de 2015 com três escolas em tempo integral

Publicada em 21/11/2014, às 14h14 | Atualizada em 01/12/2014, às 09h43

Por Carmem Tristão, com edição de SEGOV/SUB-COM


Foto Divulgação
Novas carteiras das Unidade de Ensino Municipais de Vitória
Três Escolas Municipais de Ensino Fundamental vão virar unidades em tempo integral em 2015
André Sobral
Escola da Ciência Física
Aula de robótica é uma das disciplinas eletivas que podem ser escolhidas pelos estudantes

Ampliar as oportunidades de aprendizagem permanecendo por mais tempo na escola é a novidade para cerca de 1,2 mil alunos de três Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) que vão iniciar o ano letivo de 2015 como unidades em tempo integral.

A ação inaugura a política pública de estado de escola em tempo integral, iniciativa que faz parte do Programa Educação Ampliada, contemplada no Plano Plurianual 2014/2017 da Prefeitura de Vitória e meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE). O projeto de lei 351/2014, que institui essa modalidade na rede municipal de ensino, foi votado e aprovado durante sessão ordinária na Câmara de Vitória no dia 20 de novembro.

Em Vitória, o projeto compreende a criação de escolas em tempo integral, com todos os estudantes e professores em jornada escolar integral, tendo como finalidade garantir educação de qualidade para crianças e adolescentes matriculados na rede municipal de ensino, promovendo a permanência e o sucesso na aprendizagem de toda sua população estudantil.

"O 'tempo', na perspectiva da educação integral, deve ser compreendido como ampliação de oportunidades e situações que promovam aprendizagens significativas, condição para materializar o conceito de formação integral, desenvolvendo as potencialidades humanas em seus diferentes aspectos", disse o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

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Organização curricular

Na matriz curricular, os alunos têm orientação de estudos, iniciação científica e auxílio na elaboração de um projeto de vida. Além das disciplinas obrigatórias (português, matemática, geografia, ciências, história, educação física, arte e língua estrangeira), os estudantes contam também com matérias eletivas, que são escolhidas de acordo com seu objetivo.

As disciplinas eletivas fazem parte de um conjunto diversificado de atividades pedagógicas. A ideia é que componentes curriculares obrigatórios da base comum e o conjunto diversificado de atividades pedagógicas sejam organizados de forma integrada, rompendo com a divisão de turno e contraturno.

"A política pública de escola em tempo integral significa um avanço na perspectiva do direito à educação com aprendizagem. Contempla oportunizar aos estudantes escolher disciplinas eletivas por semestre, vivenciando o protagonismo juvenil na medida em que o estudante constrói seu projeto de vida", disse a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.

Disciplinas eletivas

As disciplinas eletivas são aquelas optativas à escolha do aluno. Podem ser teatro, música e até robótica, por exemplo. Os temas são definidos pela escola e devem promover o enriquecimento, a ampliação e a diversificação de conhecimentos, temas ou áreas da base comum.

Considera a interdisciplinaridade enquanto eixo metodológico para buscar a relação entre os temas explorados, respeitando as especificidades das distintas áreas de conhecimento.

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