Notícias
Vitória é destaque em premiação do Tesouro Nacional
Publicada em 18/06/2024, às 18h35 | Atualizada em 18/06/2024, às 18h39
Por Tarcísio Costa (teelcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Com a colaboração de Secretaria do Tesouro Nacional (STN).
Em cerimônia realizada na tarde desta segunda-feira (17), no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) de Brasília, o Tesouro Nacional premiou os Estados e municípios que se destacaram pela qualidade de suas informações contábeis e fiscais. Entre os vencedores do Prêmio Qualidade da Informação 2024, na categoria Capitais, Vitória conquistou a terceira colocação, ficando atrás apenas de Belo Horizonte e Salvador.
O Prêmio, baseado no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), é uma iniciativa para reconhecer os entes pelo envio de informações contábeis consistentes e de qualidade ao Siconfi, fomentando a transparência e a melhoria da qualidade dos dados sobre as contas públicas subnacionais.
A avaliação para a concessão do prêmio se baseou na pontuação obtida no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, que avalia e classifica a precisão, a integridade, a qualidade e a consistência das informações contábeis e fiscais enviadas pelos entes federativos, atribuindo notas e percentuais de acertos nos níveis municipal, estadual e entre as capitais dos Estados. Na análise, são realizadas mais de 160 verificações em diferentes dimensões para avaliar a qualidade dos dados informados.
No evento, foram premiados os três primeiros colocados pelos critérios "Melhor desempenho" e "Maior evolução", em quatro categorias: Estados e Distrito Federal; Capitais; Municípios Com Mais de Cem Mil Habitantes; e Municípios com Até Cem Mil Habitantes.
Os premiados em "Melhor Desempenho" foram apurados com base no percentual de acertos em relação à pontuação máxima possível no Ranking. Já os premiados em "Maior Evolução", por meio da subtração do percentual de acertos alcançado no ano atual menos o percentual alcançado no ano anterior.
Na cerimônia foram entregues troféus aos gestores e certificados individuais de premiação aos profissionais contábeis responsáveis pelo envio das informações ao Siconfi dos Estados e municípios vencedores.