Notícias

Vitória é destaque em premiação do Tesouro Nacional

Publicada em 18/06/2024, às 18h35 | Atualizada em 18/06/2024, às 18h39

Por Tarcísio Costa (teelcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes

Com a colaboração de Secretaria do Tesouro Nacional (STN).


  • Trabalho decente e crescimento econômico
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Foto Divulgação
Troféus
Vitória conquistou a terceira colocação na categoria Capitais no Prêmio Qualidade da Informação 2024. (ampliar)

Em cerimônia realizada na tarde desta segunda-feira (17), no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) de Brasília, o Tesouro Nacional premiou os Estados e municípios que se destacaram pela qualidade de suas informações contábeis e fiscais. Entre os vencedores do Prêmio Qualidade da Informação 2024, na categoria Capitais, Vitória conquistou a terceira colocação, ficando atrás apenas de Belo Horizonte e Salvador.

O Prêmio, baseado no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), é uma iniciativa para reconhecer os entes pelo envio de informações contábeis consistentes e de qualidade ao Siconfi, fomentando a transparência e a melhoria da qualidade dos dados sobre as contas públicas subnacionais.

A avaliação para a concessão do prêmio se baseou na pontuação obtida no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, que avalia e classifica a precisão, a integridade, a qualidade e a consistência das informações contábeis e fiscais enviadas pelos entes federativos, atribuindo notas e percentuais de acertos nos níveis municipal, estadual e entre as capitais dos Estados. Na análise, são realizadas mais de 160 verificações em diferentes dimensões para avaliar a qualidade dos dados informados.

Foto Divulgação
Prêmio Qualidade da Informação 2024 no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) de Brasília.
Prêmio Qualidade da Informação 2024 no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) de Brasília. (ampliar)

No evento, foram premiados os três primeiros colocados pelos critérios "Melhor desempenho" e "Maior evolução", em quatro categorias: Estados e Distrito Federal; Capitais; Municípios Com Mais de Cem Mil Habitantes; e Municípios com Até Cem Mil Habitantes.

Os premiados em "Melhor Desempenho" foram apurados com base no percentual de acertos em relação à pontuação máxima possível no Ranking. Já os premiados em "Maior Evolução", por meio da subtração do percentual de acertos alcançado no ano atual menos o percentual alcançado no ano anterior.

Na cerimônia foram entregues troféus aos gestores e certificados individuais de premiação aos profissionais contábeis responsáveis pelo envio das informações ao Siconfi dos Estados e municípios vencedores.


Voltar ao topo da página