Notícias

Sambão receberá reforço na segurança com guardas municipais e Polícia Militar

Publicada em 02/02/2015, às 08h00

Por Vinícius Yungtay, com edição de SEGOV/SUB-COM


Diego Alves
Guarda Municipal trabalhando no Sambão do Povo
Agentes da Guarda Municipal vão ajudar na segurança dos foliões no Sambão
Diego Alves
Sala de video monitoramento da Guarda Municipal no Sambão do Povo
Operadores das câmeras de videomonitoramento vão acompanhar movimentação do Sambão

A segurança dos foliões que forem desfilar no Sambão ou assistir às escolas de samba do Carnaval de Vitória será reforçada com a presença de guardas civis municipais, policiais militares e câmeras de videomonitoramento que serão estrategicamente posicionadas ao redor da passarela do samba.

A área do Sambão contará com 10 câmeras e, nas proximidades do evento, outros nove equipamentos estarão em operação, como na Vila Rubim, na Ilha do Príncipe e em Gurigica.

Cerca de 120 agentes de proteção comunitária e 180 agentes de trânsito da Guarda Civil Municipal, além de policiais militares, também estarão distribuídos nos principais pontos de acesso ao Sambão, áreas de revista e setores internos para proporcionar mais segurança a todos. Equipes especializadas da Polícia Militar também realizarão patrulhamento preventivo em toda a região.

Atuação

Os agentes de trânsito e comunitários vão atuar de forma ostensiva e preventiva para garantir a segurança e vão auxiliar, principalmente, na travessia das vias; orientar os condutores sobre os desvios e interdições de ruas nas proximidades do Sambão do Povo; e ajudar os servidores na fiscalização dos vendedores ambulantes.

Em conjunto com a Polícia Militar, a Polícia Civil e os demais órgãos de segurança, os agentes da Guarda irão fortalecer o trabalho de ronda na região da Grande Santo Antônio.

De acordo com o secretário municipal de Segurança Urbana, Fronzio Calheira Mota, todas as forças de segurança estarão empenhadas para dar a devida tranquilidade ao evento. "A Guarda Municipal e suas gerências de trânsito, proteção comunitária e videomonitoramento já têm o planejamento de segurança para o Carnaval de Vitória, que será integrado com a Polícia Militar para que se evite sobreposição de efetivo e permita que os recursos existentes sejam otimizados", explicou o secretário.

Trânsito

Os motoristas de veículos que farão o transporte de foliões devem ficar atentos à proibição de estacionamento na área interna do evento. Mesmo aqueles que estejam com o cartão de Trânsito Livre não poderão estacionar dentro das áreas de concentração e dispersão.

O Trânsito Livre permite apenas a parada do veículo para embarque e desembarque e o acesso aos locais estará condicionada à avaliação dos agentes de trânsito. Para evitar transtornos, a avenida Dário Lourenço será totalmente interditada a partir desta segunda-feira (2). 


Voltar ao topo da página