Notícias
Sambão receberá reforço na segurança com guardas municipais e Polícia Militar
Publicada em 02/02/2015, às 08h00
Por Vinícius Yungtay, com edição de SEGOV/SUB-COM
A segurança dos foliões que forem desfilar no Sambão ou assistir às escolas de samba do Carnaval de Vitória será reforçada com a presença de guardas civis municipais, policiais militares e câmeras de videomonitoramento que serão estrategicamente posicionadas ao redor da passarela do samba.
A área do Sambão contará com 10 câmeras e, nas proximidades do evento, outros nove equipamentos estarão em operação, como na Vila Rubim, na Ilha do Príncipe e em Gurigica.
Cerca de 120 agentes de proteção comunitária e 180 agentes de trânsito da Guarda Civil Municipal, além de policiais militares, também estarão distribuídos nos principais pontos de acesso ao Sambão, áreas de revista e setores internos para proporcionar mais segurança a todos. Equipes especializadas da Polícia Militar também realizarão patrulhamento preventivo em toda a região.
Atuação
Os agentes de trânsito e comunitários vão atuar de forma ostensiva e preventiva para garantir a segurança e vão auxiliar, principalmente, na travessia das vias; orientar os condutores sobre os desvios e interdições de ruas nas proximidades do Sambão do Povo; e ajudar os servidores na fiscalização dos vendedores ambulantes.
Em conjunto com a Polícia Militar, a Polícia Civil e os demais órgãos de segurança, os agentes da Guarda irão fortalecer o trabalho de ronda na região da Grande Santo Antônio.
De acordo com o secretário municipal de Segurança Urbana, Fronzio Calheira Mota, todas as forças de segurança estarão empenhadas para dar a devida tranquilidade ao evento. "A Guarda Municipal e suas gerências de trânsito, proteção comunitária e videomonitoramento já têm o planejamento de segurança para o Carnaval de Vitória, que será integrado com a Polícia Militar para que se evite sobreposição de efetivo e permita que os recursos existentes sejam otimizados", explicou o secretário.
Trânsito
Os motoristas de veículos que farão o transporte de foliões devem ficar atentos à proibição de estacionamento na área interna do evento. Mesmo aqueles que estejam com o cartão de Trânsito Livre não poderão estacionar dentro das áreas de concentração e dispersão.
O Trânsito Livre permite apenas a parada do veículo para embarque e desembarque e o acesso aos locais estará condicionada à avaliação dos agentes de trânsito. Para evitar transtornos, a avenida Dário Lourenço será totalmente interditada a partir desta segunda-feira (2).