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Prefeitura investe R$ 215 milhões em asfaltamento de vias da capital

Publicada em 03/10/2023, às 17h25 | Atualizada em 03/10/2023, às 17h31

Por Marcus Monteiro (mmonteiroeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Indústria, inovação e infraestrutura

Marcos Salles
Visita as obras de recapeamento do asfalto de Jardim Camburi
Visita as obras de asfaltamento em Jardim Camburi. (ampliar)
Marcos Salles
Visita as obras de recapeamento do asfalto de Jardim Camburi
Visita as obras de asfaltamento em Jardim Camburi. (ampliar)

A manhã desta terça-feira (3) foi marcada por visita às obras de pavimentação de ruas em Jardim Camburi. A intervenção é parte do maior programa de recuperação da pavimentação das vias da cidade das últimas décadas. É o Programa AsfaltoVix, que vai recuperar até 160 quilômetros de vias nos próximos dois anos, com investimento de R$ 215 milhões, com recursos próprios.

As intervenções iniciaram em Jardim Camburi pelo capeamento da avenida Governador Eurico Rezende. Em seguida receberam asfalto as avenidas: Santos Evangelista; Isac Lopes Rubim; Alfredo Alcure; Carlos Limdemberg; Eugênio Pacheco de Queiroz; Engenheiro Charles Bitran; ruas Sérgio Nasser; Astrogildo Mendes Filho; Arquiteto Décio Tevenard e Romualdo Gianordoli Filho.

A recuperação dos pavimentos na cidade de Vitória é necessária em função do desgaste da camada de revestimento asfáltico, que já superou a vida útil prevista de 10 anos. O objetivo do recapeamento é o de melhorar as condições de trafegabilidade e segurança das vias.

Presente durante a visita, o prefeito Lorenzo Pazolini lembrou a importância e a dimensão do asfaltamento. "Este é o maior programa de recuperação da pavimentação da história da nossa capital. São R$ mais de 200 milhões investidos com recursos próprios", afirmou.

"Há mais de 12 anos que as vias não são recuperadas de forma sistemática. Vamos retirar a camada danificada do asfalto e recapear cada trecho com uma nova camada", explicou o secretário de Obras Gustavo Perin.

Prioridade

A prioridade do novo asfalto é para as ruas e avenidas por onde transitam coletivos e/ou grande fluxo de veículos como as vias arteriais metropolitanas (que interligam a cidade aos municípios da Grande Vitória), as vias arteriais municipais (que interligam os principais bairros) e as vias coletoras (que recebem o fluxo de veículos das arteriais) e que apresentam pavimento com vida útil superada.

A escolha das vias que receberão os serviços de recuperação funcional terá como base avaliação do estado do pavimento com relatório fotográfico, com imagens georreferenciadas, que demonstre a condição geral de conservação da via.

Além disso será avaliada a memória de cálculo do índice do estado da superfície do pavimento, conforme Norma DNIT 008/2003. Ao término da execução dos serviços de cada trecho laudos serão emitidos com os ensaios de controle tecnológico da pavimentação.

A demanda está contemplada no planejamento estratégico do município denominado "Plano Vitória - Planejamento Estratégico 2021-2024" e está contida na ação com o objetivo de realizar intervenções de melhoria na infraestrutura das vias públicas com vistas à ampliação da mobilidade urbana e segurança viária.

Marcos Salles
Visita as obras de recapeamento do asfalto de Jardim Camburi
Visita as obras de asfaltamento em Jardim Camburi. (ampliar)
Marcos Salles
Visita as obras de recapeamento do asfalto de Jardim Camburi
Visita as obras de asfaltamento em Jardim Camburi. (ampliar)

Tipos de recuperação

O estudo vai apontar, além do trecho a receber o asfalto a solução ideal, podendo ser apenas de um tipo ou se complementares entre si, conforme a necessidade da intervenção demandada:

Solução 1 - Indicada para pavimentos com camadas espessas de asfalto: Prever inicialmente a execução de fresagem, que é a raspagem do asfalto danificado, após aplicação da pintura de ligação e por fim o recapeamento em CBUQ com espessura de 6 a 8 cm em toda largura da pista;

Solução 2 - Indicada para pavimentos com camadas delgadas de asfalto ou pavimentos existentes: Prever inicialmente a limpeza mecanizada no pavimento existente, após execução da pintura de ligação e por fim o recapeamento em CBUQ com espessura de 6 a 8 cm em toda largura da pista;

Solução 3 - Indicada para correção pontual - Remendo Profundo: Prever inicialmente a escavação do calçamento até 20 cm de profundidade, após execução da camada de brita graduada com espessura de 20 cm, aplicação da imprimação e de CBUQ com espessura de 5 cm, por fim execução da solução adotada para a recuperação de todo o pavimento.

Como é feito?

1 - É realizado um estudo da via, que definirá os trechos e a melhor solução a ser aplicada;

2- Painéis serão instalados nos postes indicando que no dia seguinte será necessária a liberação total daquele trecho da via para recapeamento;

3 - As duas faixas de estacionamento da via serão interditadas com barreiras;

4 - É usada a fresadora, que faz a raspagem do asfalto desgastado;

5 - Em seguida é usada a vibroacabadora, que aplica a massa asfáltica para que os rasteleiros espalhem, garantindo um bom acabamento;

6 - Na sequência, os rolos compressores compactam o asfalto e garantem o acabamento da superfície do novo pavimento.

7 - Grelhas e tampões são renivelados com a nova camada de asfalto;

8 - Concluindo, é feita a nova sinalização horizontal da via (pintura de faixas no chão).

Asfaltamento de vias em Jardim Camburi
Marcos Salles
Visita as obras de recapeamento do asfalto de Jardim Camburi
Visita as obras de asfaltamento em Jardim Camburi. (ampliar)
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Visita as obras de recapeamento do asfalto de Jardim Camburi
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