Notícias

Prefeitura amplia bicicletário e estimula servidor a ir de bike para o trabalho

Publicada em 19/02/2016, às 15h43 | Atualizada em 19/02/2016, às 17h50

Por Tarcísio Costa (teelcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Wilbert Suave Silva
Bicicletário PMV
Paraciclo do Palácio Municipal agora tem capacidade para receber até 34 bikes
Wilbert Suave Silva
Bicicletário PMV
Mizael Conceição Dias aprovou a ampliação do bicicletário

A Prefeitura de Vitória reformou e ampliou o bicicletário localizado no estacionamento do Palácio Municipal. Antes com capacidade para 14 bikes, o equipamento agora pode receber até 34 bicicletas. Com isso, mais contribuintes e servidores poderão usar o espaço para ir à sede do órgão usando as "magrelas" e guardá-las de forma segura.

O paraciclo também recebeu nova pintura do piso, troca de tachão, nova placa de sinalização, pintura do meio-fio e nova composição do paisagismo. 

Na tarde desta sexta-feira (19), o funcionário de uma farmácia Mizael Conceição Dias veio ao Palácio Municipal fazer a entrega de medicamento para um servidor. "Eu já vim várias vezes e antes prendia a bicicleta na árvore ou deixava no lado de fora. Agora, a bicicleta fica segura. O bicicletário é importante para não deixá-la solta na rua. Essa é a melhor coisa que fizeram", disse Mizael.

Os servidores contam com dois vestiários (um masculino e um feminino) no Palácio para tomar banho após as pedaladas até o trabalho. 

Paraciclos espalhados por vários espaços

Em Vitória, parques, praças, órgãos públicos municipais, espaços culturais e escolas já contam com paraciclos. O objetivo é estimular ainda mais o uso das bikes na cidade.

Quem vai ao Centro Cultural Carmélia de Souza e ao Casarão Cerqueira Lima, na região do Centro; ao Memorial da Paz, na Praça do Papa; e à Sala de Leitura do Parque Barreiros, na rodovia Serafim Derenzi, próximo ao bairro Joana D’Arc, pode visitar exposições ou fazer cursos e deixar sua bicicleta guardada com segurança.

Quem prefere o contato com a natureza pode ir aos parques Gruta da Onça, Vale do Mulembá, Tabuazeiro, Baía Noroeste, Fonte Grande, Von Schilgen, Ilha do Papagaio e Padre Alfonso Pastore de bike. Nesses locais, paraciclos também estão à disposição. O mesmo ocorreu com as praças da Ciência, Cauê, dos Desejos, dos Namorados e do Papa. O calçadão da praia de Camburi também recebeu os equipamentos nas alturas dos deques. 

Escolas municipais de ensino fundamental (Emefs) e prédios públicos da administração municipal, como o Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac) e as secretarias municipais de Saúde (Semus), Assistência Social (Semas) e Segurança Urbana (Semsu), também receberam paraciclos.


Voltar ao topo da página