Notícias
Prefeitura amplia bicicletário e estimula servidor a ir de bike para o trabalho
Publicada em 19/02/2016, às 15h43 | Atualizada em 19/02/2016, às 17h50
Por Tarcísio Costa (teelcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


A Prefeitura de Vitória reformou e ampliou o bicicletário localizado no estacionamento do Palácio Municipal. Antes com capacidade para 14 bikes, o equipamento agora pode receber até 34 bicicletas. Com isso, mais contribuintes e servidores poderão usar o espaço para ir à sede do órgão usando as "magrelas" e guardá-las de forma segura.
O paraciclo também recebeu nova pintura do piso, troca de tachão, nova placa de sinalização, pintura do meio-fio e nova composição do paisagismo.
Na tarde desta sexta-feira (19), o funcionário de uma farmácia Mizael Conceição Dias veio ao Palácio Municipal fazer a entrega de medicamento para um servidor. "Eu já vim várias vezes e antes prendia a bicicleta na árvore ou deixava no lado de fora. Agora, a bicicleta fica segura. O bicicletário é importante para não deixá-la solta na rua. Essa é a melhor coisa que fizeram", disse Mizael.
Os servidores contam com dois vestiários (um masculino e um feminino) no Palácio para tomar banho após as pedaladas até o trabalho.
Paraciclos espalhados por vários espaços
Em Vitória, parques, praças, órgãos públicos municipais, espaços culturais e escolas já contam com paraciclos. O objetivo é estimular ainda mais o uso das bikes na cidade.
Quem vai ao Centro Cultural Carmélia de Souza e ao Casarão Cerqueira Lima, na região do Centro; ao Memorial da Paz, na Praça do Papa; e à Sala de Leitura do Parque Barreiros, na rodovia Serafim Derenzi, próximo ao bairro Joana D’Arc, pode visitar exposições ou fazer cursos e deixar sua bicicleta guardada com segurança.
Quem prefere o contato com a natureza pode ir aos parques Gruta da Onça, Vale do Mulembá, Tabuazeiro, Baía Noroeste, Fonte Grande, Von Schilgen, Ilha do Papagaio e Padre Alfonso Pastore de bike. Nesses locais, paraciclos também estão à disposição. O mesmo ocorreu com as praças da Ciência, Cauê, dos Desejos, dos Namorados e do Papa. O calçadão da praia de Camburi também recebeu os equipamentos nas alturas dos deques.
Escolas municipais de ensino fundamental (Emefs) e prédios públicos da administração municipal, como o Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac) e as secretarias municipais de Saúde (Semus), Assistência Social (Semas) e Segurança Urbana (Semsu), também receberam paraciclos.