Notícias
Obra da nova Emef Irmã Jacinta está em ritmo acelerado
Publicada em 21/06/2024, às 18h10 | Atualizada em 21/06/2024, às 18h10
Por Gleiciane de Oliveira Marriel, com edição de Andreza Lopes
As obras do novo prédio da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Irmã Jacinta Soares de Souza Lima, no Romão, estão a todo vapor. Em breve, os 485 alunos, que estão temporariamente em uma unidade na Ilha de Santa Maria, poderão aprender em um espaço ampliado e totalmente voltado ao seu bem-estar e desenvolvimento pedagógico.
Na manhã desta sexta-feira (21), o prefeito Lorenzo Pazolini, acompanhado da secretária municipal de Educação, Juliana Rohsner, do secretário municipal de Obras, Gustavo Perin, de lideranças comunitárias e profissionais técnicos, visitou a obra para conferir o andamento.
"No passado, as crianças ficaram sem escola, e hoje, nós estamos celebrando um tempo de união e de reconstrução, visitando as obras dessa escola que vai atender muitas crianças da comunidade com amor e carinho. A estrutura está sendo pensada para trazer mais conforto para estudantes e profissionais", afirma o prefeito Lorenzo Pazolini.
A Emef terá 3.876 metros quadrados de área construída em quatro pavimentos, e a área da quadra e recreação será coberta. Os estudantes terão mais conforto e espaço para diferentes atividades, com 14 salas de aula e áreas de apoio.
"Temos muito a celebrar com o avanço dessa obra. Nossas crianças merecem o melhor em cada canto da cidade. Essa escola vai trazer dignidade para os estudantes e a estrutura necessária para que eles aprendam em um ambiente que proporcione qualidade e conforto", enfatiza a secretária municipal de Educação, Juliana Rohsner.
Atualmente, 23% das obras já estão concluídas. Todas estas intervenções - demolição do prédio antigo e construção do prédio novo - foram previstas em um único contrato de R$ 13.599.000,00, com prazo de conclusão de 900 dias.
As obras não param, é o que garante o secretário municipal de Obras, Gustavo Perin: "A obra está em pleno vapor, estamos em ritmo acelerado. Essa é uma obra que abrange toda a estrutura da escola e o seu entorno, trazendo melhorias significativas na região".
Para construir a escola na rua Ormando Aguiar, foi necessário demolir a estrutura antiga e realizar duas outras obras: uma de contenção de encosta e outra de drenagem.
A mudança não se limita apenas à escola, a rua de acesso também será urbanizada com calçada cidadã, jardineiras e terá um estacionamento com 16 vagas de veículos e bicicletário com sete vagas.
Pavimentos
No primeiro pavimento, com 277 metros quadrados, serão instaladas a entrada principal, pátio descoberto, escadas, espera, secretaria, arquivo, direção, área de serviço, banheiros acessíveis masculino e feminino, depósito de material didático e elevador.
A área do segundo pavimento é de 1.095,35 metros quadrados, onde ficarão o pátio coberto, quatro salas de aula, sala de recursos multifuncionais, parquinho, horta, depósito de equipamento de música, coordenação, banheiros masculino e feminino, banheiros acessíveis masculino e feminino, refeitório, cozinha, serviços, escadas e elevador.
O terceiro pavimento, com 1.067 metros quadrados, contará com oito salas de aula, sala de artes, vídeo, planejamento, professores, coordenação, grêmio, pátio coberto, área de serviço, banheiros masculino e feminino, banheiros acessíveis masculino e feminino, escadas e elevador.
Na área do quarto pavimento, a escola contará com um auditório para 135 pessoas com camarins e banheiros, sala de múltiplo uso, informática, biblioteca, ciências, coordenação, depósito de material de educação física e área de serviço, dispostos em 709 metros quadrados.
Os vestiários masculino e feminino, vestiários acessíveis masculino e feminino, quadra poliesportiva coberta, recreação coberta e descoberta terão 715 metros quadrados.