Notícias
Guarda de Vitória detém motoristas disputando racha
Publicada em 17/01/2025, às 15h20 | Atualizada em 17/01/2025, às 15h21
Por Glacieri Carraretto (gcpereiraeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Dois motoristas, que disputavam racha (disputa de velocidade entre veículos), foram detidos durante uma blitz realizada na Avenida Adalberto Simão Nader, na altura do Bairro República, na madrugada desta sexta-feira (17).
A fiscalização, realizada por meio de parceria entre a Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) o Detran-ES e a Polícia Civil, estava sendo realizada nos dois sentidos da via quando os veículos entraram na pista sentido Praia de Camburi.
"Os veículos Audi e UP passaram no sentido contrário do primeiro ponto de bloqueio, sendo flagrados em alta velocidade, alternando faixas de trânsito e disputando corrida. De imediato, a equipe do segundo ponto de bloqueio foi comunicada e realizou a abordagem aos veículos quando se aproximaram", descreveu o inspetor Pinheiro, do Grupo Tático Operacional (GTO) da Guarda Municipal.
Na direção do veículo Audi, estava um engenheiro mineiro de 26 anos, e na direção do UP, um analista de sistemas de 22 anos. O veículo UP possuía adulteração no motor para aumento da potência. Os dois foram notificados pela infração de trânsito e levados para a Delegacia de Delitos de Trânsito e os veículos apreendidos.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) define como infração gravíssima, com sete pontos na CNH, valor de R$2.934,70 e suspensão de 12 meses do direito de dirigir. A Guarda de Vitória chama atenção que a prática de racha além de criminosa também é perigosa.
"A disputa de velocidade entre veículos em uma via pública oferece não apenas risco para os motoristas que estão participando, mas também para os demais condutores, pedestres e ciclistas que usam a via. É oferecer perigo a todos os envolvidos", destacou o inspetor.
Fiscalização
Durante a blitz, foram abordados 58 veículos, sendo lavrados mais de 40 autos de infração. Também foram flagrados dois condutores de transporte clandestino de passageiros e um motorista com Carteira de Habilitação suspensa. Eles assinaram termo circunstanciado e foram liberados.
A fiscalização faz parte da Operação Verão-Vix, da Guarda Municipal de Vitória, que visa inibir as práticas irregulares no trânsito durante a estação mais agitada do ano. A operação começou em 26 de dezembro de 2024 e vai até 05 de março de 2025 (Quarta-feira de Cinzas). A ação é realizada em toda a capital, chegando ao total de 101 fiscalizações da Guarda Municipal.
"É necessário fiscalizar para evitar que se evite infrações como 'beber e dirigir', ou seja, que outras vidas sejam colocadas em risco. A Guarda de Vitória tem a função de fiscalizar, mas a segurança de todos começa com o próprio condutor que deve seguir as regras", destacou o gerente de Operações e Fiscalizações de Trânsito (Goft) da Guarda de Vitória, Marcelo Paraguassu Pires.