Notícias
Grupo aprende sobre alimentação saudável na Unidade de Saúde de de Conquista
Publicada em 21/06/2023, às 15h55 | Atualizada em 21/06/2023, às 15h56
Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Com a colaboração de Danilo Ascaciba
Apesar de grandes avanços e tecnologias, a vida moderna também trouxe alguns hábitos não saudáveis para a rotina das pessoas, dentre eles, a má alimentação. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a alimentação não saudável é um dos fatores que contribui para uma série de doenças, tais como diabetes, pressão alta e obesidade. Para apoiar e orientar as pessoas na busca por uma alimentação saudável, a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Conquista/Nova Palestina iniciou neste mês de junho o Grupo de Saúde e Alimentação.
Conduzido pela nutricionista e residente Thayná Ariane Venturini de Oliveira, o grupo se reúne todas às segundas-feiras em uma roda de conversa onde a profissional fala sobre alimentação e saúde utilizando uma linguagem simples e cotidiana. Além de receberem orientações e tirar dúvidas com a profissional de saúde, os participantes do grupo também trocam experiências relacionadas ao desafio de manterem uma alimentação saudável.
"O atendimento em grupo permite abordar mais pessoas em menos de tempo, além de falar sobre o tema de maneira mais diversificada e de acordo com a realidade das pessoas. Essa construção coletiva do conhecimento fixa melhor as informações aprendidas", explica Thayná.
A nutricionista também revela que a ideia do grupo surgiu da crescente demanda dos pacientes atendidos na UBS. "A maioria das pessoas que chegaram no grupo vieram alegando precisar emagrecer ou melhorar a alimentação por indicação médica para diminuir o colesterol, controlar a pressão arterial ou a diabetes, por exemplo", afirma.
Dicas
No encontro da última segunda-feira (19), a munícipe Tatiana de Souza Pires, de 46 anos, compartilhou dicas para controlar a pressão arterial, diminuir o açúcar no sangue e emagrecer. " "Troquei o pão por tapioca com ovo e queijo. Bolo agora é sem açúcar, mas com frutas doces como banana, maçã e abacaxi", conta Tatiana que, com essas mudanças e sendo acompanhada pela nutricionista por aproximadamente um ano, já perdeu cerca de 10kg.
Como exemplo de que a alimentação saudável é indicada para pessoas de todas as idades, a munícipe Silvina Mota Rodrigues, de 74 anos, conta que foi reduzindo a ingestão de açúcar aos poucos para controlar sua diabetes e hoje está acostumada a ingerir pouco açúcar em sua alimentação. Além disso, ela ressalta a importância de ler os rótulos das embalagens dos alimentos. "A gente tem que ler para não comprar alimentos que a gente nem conhece", diz Silvina, compartilhando também a dificuldade de mudar os hábitos alimentares. "Dentro da minha casa, eu tenho três netos e falo pra eles não comerem muito açúcar. Mesmo eu reclamando sempre, eles não escutam e tomam refrigerante todos os dias".
Serviço Para participar do Grupo Saúde e Alimentação na UBS Conquista/Nova Palestina basta ser cadastrado na unidade. O Grupo se reúne todas às segundas-feiras, de 14 às 15 horas, no auditório da UBS. A entrada e participação é aberta para todos os moradores do território da unidade.