Notícias
Festa da Penha 2023: Vitória deixa tudo pronto para Romaria dos Homens
Publicada em 12/04/2023, às 17h20 | Atualizada em 14/04/2023, às 10h37
Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi
Está chegando a hora de um dos maiores eventos religiosos do País: a Festa da Penha 2023. Um dos momentos mais aguardados pelos fiéis e devotos de Nossa Senhora da Penha é a tradicional Romaria dos Homens, que será realizada no próximo sábado (15), a partir das 19 horas.
A Prefeitura de Vitória trabalha em várias frentes para deixar tudo organizado para os romeiros, de forma a proporcionar um ambiente agradável, seguro e tranquilo para momentos de fé e reflexão.
"Estamos preparando uma grande estrutura para receber milhares de romeiros e pessoas de várias partes do País. Tivemos a pandemia e, agora, é o momento de celebrar a fé e oferecer aos romeiros todas as condições para um percurso seguro e agradável", disse o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.
O secretário de Desenvolvimento da Cidade e Habitação, Luciano Forrechi, destacou que a expectativa da organização da Festa da Penha é de que a Romaria dos Homens receba 600 mil pessoas. "Vitória está pronta para receber esses milhares de romeiros e turistas. O evento tem grande importância para a cidade e para o Estado. Para isso, montamos uma grande estrutura, com hidratação, segurança, banheiros e limpeza no percurso, de forma a acolher todas essas pessoas".
Comunicação
- Flashes da missa na Catedral de Vitória pelo Instagram
- Promotoras com pirulitos contendo QR Code para download de filtro para o Instagram
- Projeção de imagens dos romeiros em telões na Catedral
- Faixas e galhardetes no trajeto da Catedral até a Segunda Ponte saudando os romeiros
- Totens para os participantes realizarem registros
Hidratação
Haverá dois pontos para hidratação dos romeiros: Parque Moscoso e rodoviária de Vitória.
Central de Serviços
A Central de Serviços vai instalar, no trecho entre a Catedral e a região da rodoviária de Vitória, 150 banheiros químicos. A pasta também fará a limpeza total do percurso na capital, além de instalar papeleiras.
Também será feito o reforço na pintura dos meios-fios nas vias por onde passará a romaria.
Entre outras ações, estão:
- Recomposição de pedras portuguesas e reconstrução do canteiro no calçadão em frente à Catedral
- Pintura da escada de acesso à Catedral
- Pintura do guarda-corpo com balaústres em torno da Catedral
- Ação de tapa-buracos em torno da Catedral e Rua Caramuru- Recomposição de tampas e manutenção de calçada na Rua Caramuru
- Pintura, impermeabilização e manutenção da tubulação do chafariz
- Lavagem e capina das escadarias de acesso: Escadaria da Catedral, Escadaria São Diogo, Escadaria Dionísio Rosendo, Escadaria Bárbara Lindenberg, Escadaria Dr. Carlos Messina e Escadaria Maria Ortiz- Pintura dos bancos da praça da Catedral.
Roteiro
A saída é da Catedral Metropolitana, às 19 horas, pelas seguintes vias:
- Rua José Marcelino
- Rua São Francisco
- Rua Caramuru
- Rua Cais de São Francisco
- Av. Cleto Nunes
- Av. Marcos Azevedo
- Av. Duarte Lemos
- Av. Nair de Azevedo.
Interdições
A Rua Professor Baltazar e a Rua José Marcelino (ao redor da Catedral ) serão interditadas a partir das 14 horas de sábado (15). A Avenida Jerônimo Monteiro será temporariamente interditada ao fim da missa que antecede a partida dos romeiros.
Guarda Municipal
A Guarda Municipal vai disponibilizar agentes de Trânsito, da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e de Proteção Comunitária para garantir a segurança da Romaria dos Homens.
Seis motociclistas da corporação darão apoio aos romeiros. A Guarda Municipal também vai disponibilizar drone para garantir a segurança do evento.
Poda e paisagismo
A área verde do entorno da Catedral Metropolitana de Vitória, na Cidade Alta, receberá serviços de poda e de manutenção da jardinagem dos canteiros.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) iniciou os serviços na região na manhã desta terça-feira (11). A previsão é que o trabalho de manutenção ocorra até a próxima sexta-feira (14). Estão envolvidos na atividade 27 profissionais, dentre jardineiros, encarregados, motoristas e equipes de paisagismo.
"A previsão é que o serviço de poda dure cerca de dois dias e o de paisagismo de três a quatro dias. Zelamos sempre pela cidade e queremos deixá-la ainda mais bonita para receber os romeiros de várias partes do país durante a Romaria dos Homens da Festa da Penha, principal evento religioso do Estado", apontou o secretário Municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Foeger.