Notícias
Dia Mundial de Combate à Tuberculose: Vitória promove ações educativas em alusão data
Publicada em 24/03/2025, às 00h00 | Atualizada em 24/03/2025, às 16h23
Por Jucilene Borges (jmoborgeseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
O Dia Mundial de Combate à Tuberculose é celebrado anualmente em 24 de março e tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento da doença.
A data foi estabelecida em referência à descoberta do Mycobacterium tuberculosis, bacilo causador da tuberculose, pelo cientista Robert Koch, em 1882, um marco fundamental para o avanço no combate à enfermidade.
Os principais sintomas da tuberculose são a tosse por três semanas ou mais (produtiva ou seca), febre vespertina, sudorese noturna e emagrecimento.
As atividades em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose têm acontecido desde o início do mês de março, com ações na unidade de Santo Antônio, no Centro Pop Centro, Albergue de Migrantes e no Vitória com Você, com jogos lúdicos para as crianças, em parceria com a Ufes/LabEpi.
Nesta segunda-feira (24), o Centro de Referência em IST/Aids e Unidades de Saúde de Vitória, Conquista e Santa Luiza promoveram ações educativas em alusão ao dia Mundial de Combate à Tuberculose.
"No CR IST/Aids realizamos atividades voltadas à educação em saúde em sala de espera, abrangendo temas como os sintomas da tuberculose, formas de contágio, a importância do diagnóstico precoce e a adesão ao tratamento. Essas abordagens contam com a participação de profissionais de saúde, que também esclarecem mitos e verdades sobre a doença. Essas ações são interativas e dinâmicas, permitindo uma maior participação da comunidade, o que ajuda a disseminar informações sobre a tuberculose de maneira acessível e atraente"., disse a diretora do CR IST/Aids, Viviane Rassele Silva.
Durante essa semana, as unidades de Bairro República e Itararé também realizarão ações educativas.
Diagnóstico
Em Vitória, as 29 Unidades de Saúde da cidade realizam o diagnóstico da tuberculose, que é feito a partir do exame de escarro, em pacientes sintomáticos.
O município de Vitória realiza o teste rápido molecular, exame de alta sensibilidade para detectar a doença. O resultado fica disponível em até 24 horas, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde.
Teste rápido para pacientes vivendo com HIV/Aids
No Centro de Referência, além do exame de escarro, pode ser realizado o teste rápido na urina (somente para pessoas vivendo com HIV/Aids), que permite identificar a presença da doença e iniciar o tratamento o mais rápido possível.
Além disso, o Centro conta com uma equipe de saúde capacitada para realizar avaliações, orientações e todos os exames necessários para identificar casos suspeitos, dar diagnóstico e iniciar o tratamento adequado. Essas ações são cruciais para interromper a cadeia de transmissão da doença.
Tratamento
O tratamento dura aproximadamente seis meses e é feiro de forma gratuita pelo SUS. O tratamento deve ser realizado sem interrupção, para que a cura da doença aconteça.
Dados
A TB é uma doença infectocontagiosa de transmissão aérea com grande impacto para a saúde pública mundial. Em 2023, acometeu aproximadamente 10,8 milhões de pessoas no mundo. Também foi responsável por 1,25 milhão de óbitos, sendo, atualmente, a primeira causa de óbito por um único agente infeccioso.
O Brasil é um dos países com alta carga de TB e o mesmo acontece com o município de Vitória, que no ano de 2024, notificou 173 casos novos da doença, apresentando uma incidência de 53,6 casos novos por 100 mil hab., que é superior à média nacional.