Notícias
Cine Metrópolis exibe curta documental sobre cinemas de rua em Vitória
Publicada em 07/03/2025, às 00h00 | Atualizada em 07/03/2025, às 16h58
Por Maya Dorietto (modoriettoeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Nesta sexta-feira (7), às 19h, o Cine Metrópolis, localizado na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), será palco da exibição do curta documental A Última Sala. O filme, contemplado pelo edital 001/2023 da Lei Paulo Gustavo, fala sobre a decadência dos cinemas de rua em Vitória, relembrando seu auge e acompanhando sua transformação ao longo dos anos.
Dirigido por Gabriela Busato Borges e Júlio César Meirelles, ambos graduandos finalistas do curso de Cinema e Audiovisual da Ufes, o documentário teve origem na disciplina de Realização em Documentário e posteriormente recebeu apoio da Lei Paulo Gustavo para sua finalização.
A exibição é uma contrapartida do projeto e está associada à meta I do Plano Municipal de Cultura, que visa ampliar a participação de Vitória em projetos culturais contemplados por leis federais de incentivo.
Com capacidade para 200 pessoas, o Cine Metrópolis oferece estrutura acessível, incluindo espaços na plateia para cadeirantes e pessoas obesas, além de banheiros adaptados. O curta será exibido com legendas, garantindo maior acessibilidade ao público.
Segundo Gabriela Busato, codiretora do documentário, o filme propõe uma reflexão sobre a transformação dos espaços urbanos nas últimas décadas. "Trazemos algumas provocações envolvendo o profano e o sagrado, os diferentes tipos de templos que a sociedade constrói, entre outros aspectos", explica.
O evento é voltado para jovens e adultos que vivem em Vitória, com classificação indicativa de 14 anos. A entrada é gratuita.