Notícias

Alunos da rede municipal contagiam público e condutores no revezamento da tocha

Publicada em 18/05/2016, às 19h00

Por Carmem Tristão, com edição de SEGOV/SUB-COM


Diego Alves
Revezamento da Tocha Olímpica
Alunos se concentraram no píer atrás do Shopping Vitória para esperar a tocha
Diego Alves
Revezamento da Tocha Olímpica
Estudantes da rede municipal aproveitaram para tirar uma foto com o prefeito Luciano Rezende

"Ô dona tocha! Cadê você? Eu vim aqui só pra te ver!". O grito de guerra dos alunos da rede municipal de ensino de Vitória pôde ser ouvido em vários pontos dos 32km que a tocha olímpica percorreu na capital, nesta terça-feira (17). Com muita euforia e bastante tietagem, cerca de 3,5 mil alunos contagiavam o público e também condutores.

Eram alunos de 37 unidades de ensino acompanhados dos educadores, sendo 12 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e 25 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs). Como as famílias também compareceram para acompanhar a passagem, é possível afirmar que o público relativo à educação no evento ultrapassou 10 mil pessoas.

"Depois de muito estudo, pesquisa e atividades escolares sobre os Jogos Olímpicos, seus valores e símbolos, chegou o momento de viver a experiência de participar das Olimpíadas Brasil 2016", disse a subsecretária Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (Seme), Janine Mattar. "Excelência, respeito e amizade, os três valores olímpicos, puderam ser verificados nos alunos em todo o trajeto", completou.

Divulgação Seme
Alunos recepcionam a tocha
Pequenos da rede municipal levaram empolgação e alegria para as vias de Vitória
Divulgação Seme
Alunos recepcionam a tocha
Alunos se enfeitaram com bandeiras do Brasil para esperar a tocha na altura da Praça dos Desejos

Recepção

No píer localizado atrás do Shopping Vitória, cerca de 250 alunos estavam animados e ansiosos pela chegada do fogo olímpico à capital. No local, Thamirys de Oliveira Francez e Júlia Cristina Moreira, alunas da Emef Eber Louzada Zippinotti, acompanharam o ex-jogador de futebol e ícone capixaba Geovani Silva, que foi o primeiro condutor na capital.

Na orla de Camburi, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os bastidores da organização do revezamento da tocha e lá muitas perguntas foram formuladas e também respondidas, e que vão dar continuidade aos estudos em sala de aula.

Uma grande concentração pôde ser verificada em um trecho da avenida Fernando Ferrari porque alunos, professores e comunidade compareceram em peso para conferir a diretora da Emef Juscelino Kubitschek de Oliveira, Cida Passini, e a coordenadora da unidade, Kátia Alves, conduzirem a tocha e ajudarem a escrever a história das Olimpíadas no Brasil.

Em Maruípe, a Emef Suzete Cuendet levou uma atração para o trajeto: a banda marcial da escola se apresentou com repertório que incluiu músicas brasileiras e sucessos internacionais. O público foi à loucura quando, no exato momento da passagem da tocha, a banda tocou "Tema da Vitória", música que pode ser ouvida em todas as transmissões de Fórmula 1 e muito associada ao piloto brasileiro Ayrton Senna.

"Foi um trabalho de colaboração, respeito e compromisso de toda equipe da Seme com as unidades de ensino. Foi realmente um sucesso", disse Myriam Pestana, assessora técnica da Seme.

"É importante reiterar a excelência do trabalho de todos os técnicos da Seme que fizeram acontecer, com organização e segurança, a participação dos estudantes e educadores no percurso da tocha olímpica em Vitória”, disse a assessora pedagógica, Adryana Scardini.

"O resultado? Só sorrisos e emoção no rosto de cada estudante e educador. Foi um lindo exemplo de trabalho em grupo", concluiu a subsecretária Janine

Divulgação Seme
Alunos recepcionam a tocha
Divulgação Seme
Alunos recepcionam a tocha

Voltar ao topo da página