Notícias

Aldir Blanc: Cultura divulga resultado da 2ª etapa de apoio às expressões do Congo e Paneleiras

Publicada em 01/04/2025, às 00h00 | Atualizada em 01/04/2025, às 11h37

Por Pedro Vargas (plrvargaseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Selo Aldir Blanc

A Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria de Cultura (Semc) e do Fundo Municipal de Cultura (FunCultura), divulgou, nesta terça-feira (1º), o resultado final da habilitação jurídica, segunda etapa de seleção, contendo a listagem das propostas habilitadas pelo Edital de Chamamento Público nº 003/2024 da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).

O resultado está publicado na página 11 do Diário Oficial do município.

Agora, os contemplados têm dois dias úteis, até a próxima quinta-feira (3), para apresentação de comprovante de abertura de conta corrente bancária em nome do proponente, aberta exclusivamente para recebimento do recurso. O comprovante deverá ser enviado para pnab@vitoria.es.gov.br.

O edital visa apoiar as expressões culturais, celebrações e saberes tradicionais do Congo e do Ofício das Paneleiras de Goiabeiras.

Entre os destaques estão a "Banda de Congo Panela de Barro", proposta por Helenice Pereira Rodrigues, que conquistou o primeiro lugar, com uma pontuação de 97,67. Em segundo lugar, ficou a "Banda de Congo Amores da Lua", representada por Ricardo Alves Sales, com 94,67 pontos. No terceiro lugar, as "Paneleiras de Goiabeiras", representadas por Berenícia Corrêa Nascimento, foram classificadas com 75 pontos. Já o quarto lugar foi ocupado pelo projeto "Banda de Congo Vira Mundo", proposto por Renato Pereira dos Santos, com 62,33 pontos.

O secretário municipal de Cultura, Edu Henning, destacou a relevância do apoio às manifestações culturais locais: "A preservação e promoção das tradições culturais de Vitória são essenciais para a nossa identidade e para o fortalecimento do vínculo da comunidade com suas raízes. Esse edital reflete o nosso compromisso em garantir o reconhecimento e o fomento a essas práticas culturais, que são parte fundamental da nossa história. Agradecemos aos proponentes pela dedicação e criatividade e reforçamos o nosso apoio contínuo para que essas manifestações sigam vivas e fortalecidas na cidade."

A convocação dos classificados marca uma importante etapa para o fomento à cultura local e à preservação de saberes tradicionais tão significativos para a cidade.

Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (27) 3132-2080.


Voltar ao topo da página