Notícias

Vagas abertas para cursos gratuitos de Carnaval, cozinheiro e outras áreas

Publicada em 11/10/2013, às 12h16 | Atualizada em 15/10/2013, às 13h59

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini
Exposição Carnaval 2013
Moradores poderão se qualificar profissionalmente no curso de escultura para Carnaval
Elizabeth Nader
Cozinheiros trabalhando
Prefeitura e Pronatec estão oferecendo vagas em curso de qualificação para cozinheiro

Moradores da capital cadastrados nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) que querem aumentar sua renda ou até mesmo atuar em uma nova atividade podem contar com novos cursos oferecidos pela Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec). No total, desta vez, são 133 vagas.

A partir desta segunda-feira (14) e até esta sexta (18), estarão abertas as vagas para os seguintes cursos: costureiro (180 horas), que vai de 12 de novembro a 21 de janeiro de 2014, e cozinheiro (380 horas), do dia 18 de novembro a 9 de maio de 2014. Detalhes sobre os pré-requisitos mínimos para inscrições, a quantidade de vagas por curso, os horários, os períodos de realização e os locais das aulas podem ser vistos aqui.

Para operador de computador (180 horas), são 48 vagas em horários diversos, cujas inscrições vão desta segunda (14) a 25 de outubro. O curso será realizado de 28 de outubro a 2 de novembro. Para as aulas de escultura para carnaval (100 horas), são 30 vagas e as inscrições serão desta segunda (14) até o dia 1º de novembro. O curso será oferecido do dia 11 de novembro a 13 de dezembro, no Sambão do Povo.

Também desta segunda (14) até o dia 1º de novembro, acontecem as inscrições para o curso de gestão administrativa e financeira (60 horas), a ser realizado do dia 11 de novembro a 2 de dezembro. Detalhes sobre os pré-requisitos mínimos para inscrições, a quantidade de vagas por curso, os horários, os períodos de realização e os locais podem ser vistos aqui.

Inscrições

As inscrições poderão ser feitas das 9 às 17 horas, na Agência Municipal do Trabalhador, na rua Sete de Setembro, na praça Ubaldo Ramalhete, no Centro Histórico (ao lado da Casa de Maria, antigo Colégio do Carmo). Informações pelo telefone (27) 3132-5313.

A Prefeitura oferece também para as mesmas vagas atendimento exclusivo para pessoas com deficiência, de terça a quinta-feira, das 8 às 14 horas, no Centro de Referência de Pessoas com Deficiência (CRPD), na avenida Professor Fernando Duarte Rabelo, 70, em Goiabeiras. O telefone é 3327-5236.

Documentos

Os interessados deverão portar os seguintes documentos: encaminhamento do Cras, carteira de trabalho, comprovante escolar, cópias de CPF, carteira de identidade, comprovante de residência e número de conta na Caixa Econômica Federal (poupança ou corrente) ou Conta Fácil (casas lotéricas). Os cursos serão executados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Formação

Segundo o secretário de Turismo, Trabalho e Renda, Leonardo Krohling, a carga horária dos cursos - com, no mínimo, 160 horas - valoriza a formação e, mais uma vez, haverá oferta também para qualificação para o Carnaval. "É uma chance para que os interessados se qualifiquem e tenham melhores oportunidades num mercado cada vez mais competitivo e carente de bons profissionais".

O gestor explicou que as oportunidades são criadas de acordo com a demanda de mercado e que há acompanhamento de técnicos desde a inscrição até a conclusão dos cursos, o que estimula a formação completa.

Carlos Antolini
Servidor acessando as redes sociais da Prefeitura de Vitória
Operador de computador é um dos cursos que estão sendo oferecidos
Elizabeth Nader
Atendimento na Agência Municipal do Trabalhador
Interessados devem ir à Agência do Trabalhador para efetuar as inscrições nos cursos de qualificação profissional

Voltar ao topo da página