Notícias

Reservatório de Maruípe ajuda a escoar água das chuvas

Publicada em 16/04/2018, às 21h23 | Atualizada em 16/04/2018, às 21h23

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


Central de Serviços
Reservatório de Maruípe
Reservatório de Maruípe tem capacidade para acumular até 20 milhões de litros de água da chuva

O grande reservatório de água do Horto de Maruípe também esteve em pleno funcionamento nesta segunda-feira (16). A estrutura atingiu a sua capacidade de acúmulo de 20 milhões de litros de água das chuvas na parte da manhã e já estava liberada à tarde.

A estrutura faz parte de um sistema composto por outros dois reservatórios (Maruípe e Itararé), com mais 13 milhões de litros de reserva, galerias e uma estação de bombeamento. Quando a chuva diminui, a água acumulada é bombeada para as galerias.

O sistema de macrodrenagem de Maruípe tem como finalidade garantir que, mesmo em situações de fortes chuvas, as redes de drenagem sejam capazes de receber grande quantidade de água, permitindo o escoamento gradativo.

Como funciona

As águas das chuvas que precipitam na bacia Cândido Portinari seguem pelas galerias até a estação de bombeamento, no bairro Santa Luíza.

Caso o volume de água ultrapasse a capacidade de transporte e acumulação das galerias - 10 milhões de litros -, o primeiro reservatório a céu aberto passa a acumular o excesso: até 3 milhões de litros.

No segundo momento, os sensores instalados ao longo do sistema avisam que o nível das águas é maior que a capacidade do primeiro sistema de acumulação e as comportas do reservatório do Horto são abertas, onde são acumulados até 20 milhões de litros. No total, o sistema permite a acumulação de até 33 milhões de litros de águas das chuvas.

Quando a chuva diminui, a água acumulada no reservatório do Horto é bombeada para as galerias e segue por gravidade para estação de bombeamento, que tem capacidade de bombear até 33m³/s para o Canal de Camburi.


Voltar ao topo da página