Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Reservatório de Maruípe ajuda a escoar água das chuvas

Publicada em 16/04/2018, às 21h23 | Atualizada em 16/04/2018, às 21h23

Por SEGES/SUB-COM | Com edição de SEGES/SUB-COM


Central de Serviços

Reservatório de Maruípe

Reservatório de Maruípe tem capacidade para acumular até 20 milhões de litros de água da chuva

O grande reservatório de água do Horto de Maruípe também esteve em pleno funcionamento nesta segunda-feira (16). A estrutura atingiu a sua capacidade de acúmulo de 20 milhões de litros de água das chuvas na parte da manhã e já estava liberada à tarde.

A estrutura faz parte de um sistema composto por outros dois reservatórios (Maruípe e Itararé), com mais 13 milhões de litros de reserva, galerias e uma estação de bombeamento. Quando a chuva diminui, a água acumulada é bombeada para as galerias.

O sistema de macrodrenagem de Maruípe tem como finalidade garantir que, mesmo em situações de fortes chuvas, as redes de drenagem sejam capazes de receber grande quantidade de água, permitindo o escoamento gradativo.

Como funciona

As águas das chuvas que precipitam na bacia Cândido Portinari seguem pelas galerias até a estação de bombeamento, no bairro Santa Luíza.

Caso o volume de água ultrapasse a capacidade de transporte e acumulação das galerias - 10 milhões de litros -, o primeiro reservatório a céu aberto passa a acumular o excesso: até 3 milhões de litros.

No segundo momento, os sensores instalados ao longo do sistema avisam que o nível das águas é maior que a capacidade do primeiro sistema de acumulação e as comportas do reservatório do Horto são abertas, onde são acumulados até 20 milhões de litros. No total, o sistema permite a acumulação de até 33 milhões de litros de águas das chuvas.

Quando a chuva diminui, a água acumulada no reservatório do Horto é bombeada para as galerias e segue por gravidade para estação de bombeamento, que tem capacidade de bombear até 33m³/s para o Canal de Camburi.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site