Notícias

Equipe de extensão tecnológica tem destaque em evento nacional

Publicada em 29/04/2014, às 11h48

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Tinoco dos Anjos


Carlos Antolini
Aeroporto de Vitória
Evento visa estimular alunos a criar projetos e melhorias para a indústria aeronáutica

Patrocinado pelo Fundo de Apoio à Ciência e Tecnologia do Município de Vitória (Facitec), o projeto Aves AeroDesing da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) - de extensão tecnológica - alcançou o quinto lugar na edição de 2013 do SAE AeroDesign, concorrendo com 75 universidades de toda a América Latina.

O evento, que é anual, é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia com o objetivo de propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos. O foco é aprofundar estudos de Engenharia Aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais da engenharia da mobilidade, através de aplicações práticas e competição entre equipes.

No evento, cada equipe representa a sua instituição de ensino superior. Nele, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de projeto aeronáutico, desde a concepção e projeto detalhado até a fase de construção e testes. No Brasil, o projeto recebe o nome de SAE Brasil. Ele ocorre nos Estados Unidos desde 1986.

Anualmente, as equipes universitárias são desafiadas com novos regulamentos, baseados em desafios mais reais enfrentados pela indústria aeronáutica, como otimização multidisciplinar para atendimentos de requisitos conflitantes, redução de peso através de otimização estrutural e instrumentação e ensaios em voo dos protótipos.

A equipe da Ufes é formada por alunos de Engenharia Mecânica e outras áreas afins, como Engenharia Elétrica, Física e de Produção. Integram a equipe: Alan Zanão, André Barros, Andrei Carlos, Bernardo Catelan, Betânia Maria, Bruno Giuberti, Guilherme Valentim, Henrique de Almeida, Lara Faroni, Leonardo Tessarolo, Letícia Munhoz, Lucas de Assis, Maik Granielichy, Manuella Curbani, Marcos Almeida, Matheuis Silva, Pedro Henrique Possato e Rodrigo Mourão. Capitão: Eduardo Pena Pessini. Os professores são Rafael Sartim e Valter Luiz dos Santos Cordeiro.


Voltar ao topo da página