Notícias

Vitória Web Rádio terá mais interação com moradores e participação de alunos

Publicada em 14/09/2017, às 16h16

Por Matheus Thebaldi (mgthebaldieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Seges
Vitória Web Rádio
Alunos e profissionais de Educação participam de oficinas de rádio para a produção da programação da Vitória Web Rádio

A capital vai ganhar, ainda este ano, a Vitória Web Rádio. Além dos espaços para utilidade pública e prestação de serviços, o novo veículo terá uma participação para lá de especial. Os alunos da rede municipal de educação estão fazendo oficinas de rádio para enriquecer a programação. 

A proposta é dar "voz" aos estudantes. Para isso, eles estão aprendendo diferentes técnicas: spots, vinhetas, jingle, locução e edição de rádio. O trabalho vai ao encontro do projeto da rádio-escola, que atualmente é desenvolvido em 31 unidades da rede municipal de ensino. Durante os recreios, os alunos dão dicas de saúde, fazem campanhas de combate à dengue, produzem show de talentos e ainda abrem espaço para a música capixaba. 

Os conteúdos são desenvolvidos por eles mesmos. Segundo o coordenador das oficinas e da Vitória Web Rádio, Bernardo Leitão, a proposta é ampliar o protagonismo estudantil e fortalecer a comunicação da escola com a comunidade. "Nossa proposta é potencializar esse trabalho. O conteúdo que ficava só no ambiente escolar agora vai expandir para a rádio online da Prefeitura. Vamos formar uma rede de cooperação", explicou. 

Avaliação

As oficinas, que tiveram início no final de julho, já abrangeram, aproximadamente, 850 alunos e profissionais da Educação (professores, diretores e pedagogos). E esse número só cresce, pois novas escolas já manifestaram interesse em instalar uma rádio-escola e estão adquirindo equipamentos. "Nas oficinas, abordamos todas as técnicas de rádio. Eles respondem a um questionário para avaliar a atividade e mostrar uma área de interesse: locução, produção, edição, por exemplo. Depois voltamos para atender aos anseios deles". 

O trabalho é uma parceria da Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges) com a Secretaria Municipal de Educação (Seme). 

Divulgação Seges
Vitória Web Rádio
Alunos aprendem diferentes técnicas de rádio durante as atividades

Satisfação

Segundo Bernardo, o retorno está sendo muito positivo. "O nível de satisfação dos alunos está sendo muito bom. O fato de eu já ter trabalhado em rádio prende a atenção deles, então mostro que eles têm condições de fazer também. As oficinas podem formar futuros jornalistas e também ajudam até a conquistar um emprego futuramente, pois você se comunicar bem durante uma entrevista tem mais chance de ser chamado. Além disso, a atividade desenvolve habilidades, a comunicação e o trabalho em equipe". 

Vitória Web Rádio

Assim que a rádio online da Prefeitura for ao ar, moradores e turistas contarão com uma programação recheada de serviços, informações de saúde, utilidade pública e valorização de artistas locais. Esse projeto ajuda a tornar Vitória uma capital mais justa, humana e inteligente, além de ir ao encontro dos objetivos da Cidade Educadora. 

O secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Fabrício Gandini, afirma que a Vitória Web Rádio vai possibilitar uma maior interação com os moradores. "Queremos levar mais informações para que os munícipes possam se sentir mais envolvidos com sua cidade. A ideia principal é fazer com que os serviços oferecidos tenham ainda mais visibilidade em seu principal público, garantindo uma cidade ainda mais justa para todos".


Voltar ao topo da página