Notícias

Vitória participa de evento sobre desenvolvimento sustentável na Bélgica

Publicada em 10/10/2018, às 17h22 | Atualizada em 11/10/2018, às 13h36

Por Amilton Freixo de Brito, com edição de Matheus Thebaldi


Imagem divulgação
Secretário Luiz Emanuel participa de conferência de meio ambiente em Bruxelas
Evento do Programa de Cooperação Urbana Internacional (IUC), da União Europeia, conta com representantes de todos os continentes

Mais de 250 representantes de governos locais e regionais de todo o mundo, incluindo o secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain, estão reunidos nesta quarta-feira (10) no Albert Borschette Congress Center, em Bruxelas, na Bélgica, para o segundo evento anual "Cidade-a-Cidade" do Programa de Cooperação Urbana Internacional (IUC), da União Europeia.

O evento, que começou na última segunda-feira (8) e termina amanhã (11), tem por finalidade fomentar o desenvolvimento urbano sustentável em escala global e conta com representantes de todos os continentes: Américas e Caribe, Europa, Ásia, África e Oceania. Todas as despesas dos participantes são custeadas pelos organizadores do evento.

Após assinar o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia, Vitória participa do evento ao lado de representantes das cidades de Toyota (Japão), Gwangju (Coreia do Sul), Islanders (Malásia), Guadalajara (México) e Côte d’Azur (França). Eles tiveram a oportunidade de dar exemplos de ação climática local inspiradora. O pacto é apoiado pelo IUC.

O tema abordado hoje (10) foi "O Desenvolvimento Urbano Sustentável através do planejamento de ação integrada e as formas de acelerarmos nossa resiliência às mudanças climáticas através do Pacto Global com experiências reais de ações climáticas no mundo inteiro".

Combate à poluição do ar e das águas

Imagem divulgação
Secretário Luiz Emanuel participa de conferência de meio ambiente em Bruxelas
Secretário Luiz Emabuel apresentou a gestão de Vitória no combate à poluição do ar e das águas e os projetos desenvolvidos em Educação Ambiental

O secretário Luiz Emanuel Zouain, representando o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, fez uma palestra em um painel para os representantes mundiais sobre a gestão de Vitória no combate à poluição do ar e das águas e os projetos de Educação Ambiental que visam tornar a capital resiliente às mudanças climáticas.

"Falei para um público atento sobre as nossas experiências, o trabalho que é feito em Vitória com os projetos de Educação Ambiental e o que estamos fazendo na gestão para tratar de assuntos importantes para a nossa cidade, como poluição do ar e das águas. O mundo está tratando desse assunto com muita preocupação", afirmou Luiz Emanuel.

Intercâmbio

Amanhã (11), o secretário de Vitória, juntamente com um representante da cidade de Sevilha, na Espanha, participam de um painel para mostrar para os delegados tudo que está sendo feito com relação ao intercâmbio entre as duas cidades com relação a questões ambientais, mobilidade urbana e segurança da informação.

"As cidades europeias se unem para trabalhar pelo desenvolvimento urbano sustentável. O programa do IUC coloca cidades que enfrentam questões semelhantes em contato umas com as outras para que possam aprender com a abordagem de seus parceiros", destacou o secretário.

IUC

É por isso que a União Europeia está lançando um programa de três anos para promover a cooperação urbana internacional. 

Por meio do programa do IUC, cidades europeias e outras regiões do mundo estão emparelhadas, comprometendo-se a projetar e implementar projetos pioneiros que melhorem o desenvolvimento sustentável nos níveis local e regional.

O IUC identifica programas financeiros inovadores que os atores locais podem usar para financiar suas ações de desenvolvimento urbano sustentável.

O IUC é um dos principais instrumentos para implementar a contribuição da União Europeia (UE) para os principais acordos internacionais sobre desenvolvimento urbano e alterações climáticas, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o Acordo de Paris, a Nova Agenda Urbana e a Agenda Urbana para a UE.

Além de líderes de cidades globais, os participantes serão abordados por representantes do Banco Europeu de Investimento, do Banco Interamericano de Desenvolvimento e da ONU Habitat durante uma sessão especial sobre financiamento do desenvolvimento urbano sustentável e ação climática.


Voltar ao topo da página