Notícias

Vitória ganhou 248 novas mudas de árvores em julho

Publicada em 01/08/2018, às 17h12 | Atualizada em 01/08/2018, às 18h45

Por Amilton Freixo de Brito, com edição de SEGOV/SUB-COM


Divulgação/ Semmam
Poda
A Semmam realizou durante o mês de julho serviços de podas de árvores e paisagismo, além do plantio de 248 novas mudas de árvores na capital

Tendo como uma das principais metas deixar a cidade de Vitória ainda mais verde e bonita, a Gerência de Áreas Verdes (GAV) da Secretaria de Meio Ambiente, além dos serviços de podas de árvores e paisagismo, realizou durante o mês de julho o plantio de 248 novas mudas de árvores, atendendo 14 bairros da capital. Em junho foram 408 novas mudas, atendendo outros 20 bairros de várias regionais.

As espécies mais plantadas, levando-se em consideração diversas informações que são levantadas pelos técnicos do GAV são o Oiti (Licania tomentosa); Pau Formiga (Triplaris brasiliana); Tespésia (Thespesia polpunia); Aroeira vermelha (Schinus terebinthifolius); Árvore samambaia (Felicium decipiens) ou Algodão da Praia (Hibiscus tiliacens) e Ingá Mirim (Inga fagifolia), árvores-da-china e angicos cangalhas.

A gerente do GAV, Giselle Cypreste Guimarães, explica que uma determinação da Gestão é transformar Vitória em uma das capitais mais arborizadas do País, conforme prevê o Plano de Metas.

Os bairros que receberam as 248 novas mudas de árvores em julho foram: Mata da Praia, Santo André, Jardim Camburi, Jardim da Penha, Barro Vermelho, Ilha de Santa Maria, Enseada do Suá, Bento Ferreira, Praia do Canto, Praia do Suá, Maruípe, Santa Lúcia, República e Joana D'Arc.

Praça do Papa

A Praça do Papa, na Enseada do Suá, está recebendo a instalação de uma Usina de Energia Solar que será inaugurada na manhã do dia 2 de agosto. O local está recebendo um tratamento especial com relação ao plantio de novas mudas na praça. No último dia 25 de julho, foram plantadas 18 novas mudas. Outras 19 mudas das espécies flamboyant, samânia e jequitibá, serão plantadas amanhã para marcar a inauguração da usina.

Divulgação/ Semmam
Podas e Plantio
Mata da Praia, Santo André, Barro Vermelho e Ilha de Santa Maria foram alguns dos bairros que receberam o plantio de novas mudas

Verde e bonita

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain, a proposta é tornar Vitória ainda mais bela, verde, limpa e saudável para viver.

"Vitória é uma cidade saudável, bonita e com muito verde. Em todos os bairros por onde andamos, o verde dos gramados bem tratados e os coloridos das árvores predominam, fazendo com que a nossa cidade fique cada dia mais charmosa. Para cada árvore que temos a necessidade de sacrificar, seja porque está morrendo ou por outro motivo, temos a missão de plantar três outras novas perto de onde a espécie foi retirada. O desafio de transformar Vitória em uma das cidades mais verdes da região Sudeste, proporcionalmente, já está sendo alcançado", destacou Luiz Emanuel.

Georreferenciamento

O sistema urbano de georreferenciamento de árvores de Vitória aponta que são aproximadamente 32 mil espécies plantadas na área urbana, sem contar as Unidades de Conservação e os parques da cidade.

"Cada árvore plantada recebe um registro (um número) e, assim, nós sabemos onde ela está localizada, quando foi plantada, quantas visitas de técnicos ela já recebeu, ou seja, temos todo o histórico de cada espécie e acompanhamos passo a passo o crescimento e o desenvolvimento de nossas árvores. Dessa forma, sabemos exatamente onde e quando plantar uma nova árvore", e o plantio de novas mudas em outros locais continuarão a ser programados todos os meses, atendendo a toda a nossa cidade”, concluiu o secretário.


Voltar ao topo da página