Notícias

Vitória está no radar do Canadá em programas de educação, tecnologia e inovação

Publicada em 26/05/2017, às 14h08

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Jaldecy Pereira


Diego Alves
CONSUL GERAL DO CANADA
Prefeito recebeu representantes do Consulado do Canadá no gabinete e conversou sobre possibilidades de parcerias
Diego Alves
CONSUL GERAL DO CANADA
Encontro também contou com a presença do gestor da Fábrica de Ideias, Marcílio Riegert, e do presidente da CDV, José Vicente Pimentel

A cônsul-geral do Canadá, Evelyne Coulombe, e a vice-cônsul, Raphaëlle Lapierre-Houssian, visitaram a cidade de Vitória nesta semana e, durante uma agenda oficial com o prefeito da capital, Luciano Rezende, disseram que o país canadense tem total interesse em estreitar o relacionamento com o município, principalmente em programas desenvolvidos nas áreas da educação, cultura, tecnologia e inovação.

Os estados do Espírito Santo e Minas Gerais estão sob a jurisdição da cônsul-geral Evelyne, que, em sua primeira visita a Vitória, pôde conhecer um pouco dos programas da gestão de Luciano Rezende. O encontro aconteceu no gabinete do prefeito, na última quarta-feira (24), junto com o coordenador da Fábrica de Ideias, Marcílio Riegert, o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Vitória (CDV), José Vicente Pimentel, e o assessor de Relações Internacionais, Bruno Peixoto.

"O objetivo dessa reunião foi para falarmos das oportunidades de negócios para as empresas canadenses no Espírito Santo e buscar informações sobre como poderíamos estreitar os laços entre nossos dois países nos temas da educação, da inovação, tecnologia e da cultura", confirmou Evelyne Coulombe.

Parcerias

O prefeito avaliou a visita como muito importante para o estreitamento das relações com o governo do Canadá e possíveis parceiros para a Fábrica de Ideias e o Parque Tecnológico.

O Canadá, segundo Evelyne Coulombe, possui instituições de ensino superior de qualidade excelente e tem atraído muitas empresas de tecnologia recentemente.

Empreendedorismo

O prefeito disse que o ambiente empreendedor que está sendo construído em Vitória, através dos dois projetos (Fábrica de Ideias e Parque Tecnológico), pode ser um atrativo para empresas e universidades canadenses que queiram expandir suas atividades.

O coordenador e gestor da Fábrica de Ideias, Marcílio Riegert, disse: "Desse interesse, podemos desenvolver programas e projetos importantes, principalmente para nossas crianças. O Canadá é reconhecido por seu ótimo sistema educacional, que pode ser muito bom para projetos da nossa Secretaria de Educação. Nossas crianças são o futuro de Vitória, e investir nelas significa resultados permanentes".

Segundo Riegert, outra área em que o Canadá é forte é no empreendedorismo. "O país está se consolidando com hub de empresas que estão saindo do Vale do Silício. Vitória tem muito a ganhar com esse momento, porque pode trazer para cá algumas das empresas mais inovadoras do mundo", disse, otimista.

Visita

O presidente da CDV, José Vicente Pimentel, disse que, a partir das dicas que elas deram, ele já está programando uma visita à embaixada do Canadá, no Rio de Janeiro, para conversar com a cônsul-geral sobre o que o Canadá pode desenvolver junto com a capital capixaba.

"Vamos ver formas específicas de desenvolver algum projeto aqui em Vitória. Primeiro desenvolver ideias, porque as coisas começam com ideias, né?! Precisa primeiro ter ideias, conversar, ver de que maneira a gente pode concretizar isso lá na frente", comentou José Vicente.


Voltar ao topo da página